Notícias

Comité Olímpico Cabo-verdiano tem agora 17 membros


Federação de Surf é novo membro associado do Comité Olímpico Cabo-verdiano
29 Dez 2017 Desporto

Eram 11… agora, de uma assentada passam a ser 17. Os membros associados do Comité Olímpico Cabo-verdiano. O COC aceitou na sua última reunião ordinária deste ano a entrada de mais seis membros, a saber: Federação de Natação, de Surf, Ciclismo, Ténis de Mesa, Xadrez e ainda a Associação de Desporto Universitário.

A presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano, Filomena Fortes orgulha-se destas entradas e, em entrevista à Rádio de Cabo Verde, disse que o COC “está agora mais forte”.

De entre os seis novos membros associados do Comité Olímpico Cabo-verdiano, dois não são olímpicos. São os casos do Desporto Universitário e da Federação Cabo-verdiana de Xadrez. Daí que a sua filiação no COC teve de ser submetida à votação.

Agora, com 17 membros, o Comité Olímpico Cabo-verdiano deixa de fazer parte do grupo dos comités olímpicos com menos membros em todo o mundo. Filomena Fortes suspira de alívio e diz que, finalmente, o COC saiu da lista negra: “Nós deixamos de estar praticamente na lista negra, onde estão Kosovo e Sudão do Sul que são países em guerra. E, Cabo Verde estava nesta marca. Nós saímos e queremos trabalhar para que novas federações surjam. Sabemos que há outras modalidades a trabalharem no sentido de criarem a sua federação e o que nós queremos é isso, é poder ajudar que nasçam novas modalidades e novas alternativas em Cabo Verde” – disse a presidente do COC, em declarações à RCV.

O Comité Olímpico Cabo-verdiano tinha até a semana passada 11 federações filiadas: as de futebol, basquetebol, Andebol, de Atletismo, do boxe, ginástica, karaté, taekwondo, voleibol, ténis e judo. Às estas juntam-se agora as de Natação, Ciclismo, Surf, Xadrez, Ténis de mesa de Desporto Universitário.

Benvindo Neves


Reportagem RCV


pub

Vídeos Relacionados

Comentários

pub

Pesquisar

Encontre-nos no Facebook