Notícias

Retrospectiva Futebol: Aonde foram parar as chaves do Estádio Orlando Rodrigues, lembre-se?


Sporting da Praia, Campeão Nacional 2016/17
29 Dez 2017 Desporto

Estava-se a 27 de Junho, uma terça-feira. Ia-se jogar para a primeira mão das meias-finais do Campeonato Nacional de Futebol. A Federação cabo-verdiana de Futebol tinha ordenado o adiamento do jogo em dois dias, porque a caravana do Mindelense tinha tido dificuldades em chegar á São Nicolau, por problemas de transporte.

A equipa de Ultramarina discordava da forma como a decisão fora tomada. Ameaçou não comparecer ao estádio. Mas, depois o clube decidiu que ia comparecer… com 7 jogadores.

Entre certezas e dúvidas, certo mesmo é que na hora do jogo, ninguém soube do paradeiro das chaves do estádio. Rui Leite, treinador do Mindelense, disse “nunca vi coisa igual em todos os meus anos de futebol”.

Muitos apontavam o dedo à Ultramarina. Simoni Soares, presidente do clube, defendeu-se dizendo que a Ultra nada tinha a ver com o desaparecimento das chaves. A Câmara Municipal do Tarrafal, de São Nicolau, também sacudiu o capote.

Todos ralhavam e ninguém tinha razão. O jogo não se realizou, a Federação Cabo-verdiana de Futebol ordenou que se jogasse a partida da segunda mão antes mesmo do desfecho da primeira mão. Ultramarina foi a São Vicente vencer o Mindelense por 2-0 e tudo ficou ainda mais complicado.

Subia de tom as críticas à Federação, então liderada por Victor Osório. Até que a 19 de Agosto, as Associações, reunidas em assembleia-geral extraordinária, destituíram a direcção da FCF. Um processo liderado por Mário Avelino “Donae”, ele mesmo assumiria a Comissão de Gestão. No momento da saída, Victor Osório, dizia-se “aliviado com tanto terrorismo”.

Com Mário Avelino a frente da Comissão de Gestão da FCF, lá se realizou a final do Campeonato Nacional de Futebol entre Ultramarina e Sporting, sem desfecho, em campo, da primeira mão das meias-finais entre Ultramarina e Mindelense.

O Sporting levou a melhor no cômputo das duas mãos. Lito Aguiar conquistava assim o seu primeiro campeonato nacional, no ano da sua estreia como treinador principal de futebol. Foi no dia 28 de Agosto.

Benvindo Neves


Reportagem RCV com jornalista Benvindo Neves


pub

Vídeos Relacionados

Comentários

pub

Pesquisar

Encontre-nos no Facebook