Notícias

Retrospectiva - Márcia Lopes: a presença no Mundial de Ginástica Rítmica e os nervos que 15 "aninhos" não puderam esconder

  • Márcia Lopes
04 Jan 2018 Desporto

Na rubrica destinada a relembrar acontecimentos relevantes do desporto cabo-verdiano em 2017, hoje lançamos um olhar sobre a Ginástica Rítmica.

2017 Foi inesquecível para a ginástica rítmica cabo-verdiana e sobretudo para a jovem Márcia Lopes. Com apenas 15 anos, a ginasta campeã nacional em seniores foi representar Cabo Verde no trigésimo quinto campeonato do mundo de ginástica rítmica, competição que decorreu na cidade de Pesaro, na Itália, de 30 de Agosto a 3 de Setembro.

Márcia estreava-se numa competição mundial, e ficou na posição 84, num universo de 90 participantes. Uma classificação aquém daquilo que a jovem esperava, mas, ao regressar, dizia ter ficado muito feliz, pela experiência adquirida. “Foi uma experiência muito interessante. Logo a primeira vista super nervosa, posso dizer até aterrorizada com aquele espaço enorme. No primeiro diz fiquei nervosa, as coisas não correram bem, mas já no segundo dia tudo foi melhor e puder mostrar aquilo que fazemos em Cabo Verde, fiquei muito feliz” – Dizia logo após a sua chegada, entrevistada pela RTC.

Marcia cumpria assim a sua primeira experiência no estrangeiro, e logo num Mundial, daí ter ficado nervosa. As expectativas, confessara na altura, ficaram um pouco aquém. “Ficaram um bocadinho aquém, acho que foi por nervosismo. É que, quando cheguei, deparei-me com o ambiente, fiquei nervosa, senti a pele a arrepiar.”

A Federação Cabo-verdiana de ginástica ficou satisfeita com a prestação da Marcia. A presidente Lizandra Varela disse na altura que “Cabo Verde ganhou muito com a participação nessa competição”.

O trigésimo quinto campeonato mundial de Ginástica Rítmica, de Pesaro, Itália, foi dominado pelas ginastas russas. A Rússia conquistou ao todo 13 medalhas. As de ouro, em 8 possíveis, a Rússia levou 7. A outra foi conquistada pela Itália que competia em casa.

O continente africano esteve representado por apenas 3 países: Egipto, África do Sul e Cabo Verde.

RCV - Benvindo Neves


Reportagem RCV com jornalista Benvindo Neves


pub

Vídeos Relacionados

Comentários

pub

Pesquisar