Notícias

Académica da Praia é Campeã Nacional de Futebol


Guarda-redes Cachito (Menos Batido da prova) e Wilker (Capitão da equipa)
02 Jun 2018 Desporto

A Académica da Praia sagrou hoje Campeã Nacional de Futebol ao vencer o Mindelense de São Vicente por 2 a 0. A Final disputada a uma mão, aconteceu na Cidade de Porto Novo. Os 90 minutos voltaram a ditar um empate sem golos. Já tinha sido assim nos dois jogos da primeira fase.

A terceira foi de vez! Depois de perder as finais de 2004 e 2009, Académica ganha pela primeira vez o Campeonato Nacional de Futebol, desde que Cabo Verde é independente.

Mas, para atingir a glória, e equipa negra da cidade da Praia teve de soar muito. Os golos só viriam a surgir na parte final do prolongamento.

Ró, servido por Mike, cabeceou para o 1-0. Já nos instantes finais, com o Mindelense em desespero a procura do empate, Mike saiu disparado em contra-ataque e a entrada da área disparou forte fazendo o 2-0. Estava encontrado o campeão, as bancadas do estádio Municipal do Porto Novo gelaram, a Académica da Praia entrava em euforia. Mike, o nigeriano que entrou na segunda parte, foi o principal obreiro da vitória.

Mike marcou o segundo golo e já tinha dado a marcar a Ró… Ró que, aliás, viria a ser considerado o melhor jogador do Campeonato.

A Académica ganha o seu primeiro campeonato nacional em 43 anos de Cabo Verde independente… Mas, para o treinador Lito Aguiar é o segundo título consecutivo. Ele que, no ano passado foi campeão nacional pelo Sporting.

Do lado do Mindelense, muita desolação, rostos fechados, mas fair-play no momento de digerir a derrota. O treinador Rui Leite e o capitão Toy Adão deram voz ao sentimento dos encarnados.

Académica da Praia vence no prolongamento, o Mindelense por 2-0 zero e é a nova equipa Campeã Nacional de Futebol. Depois de um tetra-campeonato, os Leões encarnados levam dois anos em jejum. A Académica, além do troféu de campeão, levou ainda dois títulos individuais, Ró melhor jogador do campeonato e Cachito, melhor guarda-redes.

Xolote, da Académica do Porto Novo levou a taça de melhor marcador com 7 golos. A equipa de Santo Antão Sul levou ainda a taça fair-play. O campeonato Nacional de futebol, edição 2017-18 foi um sucesso, assim considerou Mário Semedo, Presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol.


Reportagem RCV com jornalista Benvindo Neves


pub

Vídeos Relacionados

Comentários

pub

Pesquisar