Notícias

Mundial 2026: Cabo Verde votou nos Estados Unidos, Canadá e México


15 Jun 2018 Desporto

Cabo Verde foi um dos países que ajudaram a eleger a candidatura conjunta dos Estados Unidos, Canada e México, para sediarem o Mundial 2026. A informação é avançada pela revista Jeune-Afrique.

Recorde-se que o processo de escolha dos anfitriões da Copa do Mundo 2026 aconteceu na passada quarta-feira, durante o Congresso da FIFA, reunido em Moscovo. Cabo Verde esteve representado nesse congresso, por três elementos da Federação Cabo-verdiana de Futebol: o presidente Mário Semedo e mais dois vice-presidentes, Joel Barros e Rui Évora.

A candidatura conjunta Estados Unidos – Canada – México levou a melhor sobre a candidatura do Marrocos. O conjunto dos três países recebeu 134 votos, contra os 65 de Marrocos, numa votação em que houve uma abstenção.

Ora, o Marrocos ficou irritado com os países africanos que não votaram na sua candidatura. Sabe-se que foram 11 as nações do continente africano que não deram seu voto favorável à candidatura marroquina. Foram eles: Cabo Verde, África do Sul, Bénin, Libéria, Serra Loa, Namíbia, Botswana, Zimbabwe, Guiné Conacri, Lesoto, e Moçambique, que preferiram Estados Unidos.

Estou surpreendido! Perto de 80% das federações africanas preferiram Marrocos. Nada mal, mas esperávamos mais. Penso que o dossier marroquino era sólido e esta candidatura não era apenas do Marrocos, era de todo o continente africano, expressou um dirigente da federação de Futebol do Marrocos, em declarações à Jeune Afrique.

RCV


Reportagem RCV


pub

Vídeos Relacionados

Comentários

pub

Pesquisar