Voleibol: "Trabalho duro" como chave para o sucesso do Desportivo de Fonte Francês

O Cube Desportivo Fonte Francês está determinado em conquistar este ano o campeonato nacional de Voleibol sénior feminino. Quem assume a ambição é o treinador Américo Lopes, conhecido por Butcha, em entrevista à RCV, 4 dias após ter ganho o bi-campeonato regional de São Vicente.
No ano passado, o desportivo de Fonte Francês participou pela primeira vez no Campeonato Nacional de Voleibol sénior feminino e ficou em segundo lugar, tendo perdido na final com o ABC da Praia. Butcha admite que a falta de experiência das suas atletas pesaram naquela final disputada na Cidade da Praia.
Este ano, em casa, o treinador do Desportivo de Fonte Francês acredita que a sua equipa “estará mais forte para atacar o objectivo do título nacional”.
Olhando para o campeonato regional, a jovem equipa do Desportivo de Fonte Francês tem dominado a competição nos dois últimos anos. Na época passada, a equipa venceu o campeonato pela primeira vez, logo na época de estreia. Este ano o conjunto do bairro de Fonte Francês volta a ser campeão regional, batendo novamente no Play-off a histórica equipa da Académica do Mindelo. Foram 3-0 no Play-off serie melhor de 5. Butcha fala em trabalho sério como chave para este sucesso.
E como tem sido possível o Desportivo de Fonte Francês travar a Académica, uma equipa que até bem pouco tempo era um crónico campeão de São Vicente no voleibol feminino? Américo Lopes, Butcha, fala num “trabalho sistemático”, iniciado com “muita antecedência”.
Reportagem RCV