Notícias

Arranca amanhã o Campeonato Nacional de Futebol


05 Abr 2019 Desporto

É já amanhã o arranque da maior competição de futebol em Cabo Verde a nível de clubes. É o campeonato Nacional. São 12 equipas em prova, sendo 11 campeãs regionais, mais o campeão nacional em título. Vão ser ao todo 41 jogos. 36 na fase de grupos, 4 nas meias finais, mais a final, que será no Estádio Marcelo Leitão, na ilha do Sal.

Nesta primeira jornada, a Académica da Praia inicia a defesa do título a jogar em casa. Os campeões nacionais recebem amanhã no Estádio da Várzea a Académica do Fogo. O treinador Nelito Antunes assume a candidatura ao título e para isso quer uma vitória da sua equipa no arranque da prova.



Do lado dos foguenses, o pensamento também está na conquista dos três pontos. Para isso, o treinador Joel de Castro sabe que terá de se esforçar muito e preparou-se bem para a vitória. Tanto assim é que esta semana a equipa fez jogos de treino com o misto do Fogo.

Ainda para o mesmo grupo A, jogam também amanhã, em Santo Antão, Académica do Porto Novo e Mindelense. Este já é um duelo bastante comum nos últimos anos. Aliás, as duas equipas participam pela nona vez consecutiva no campeonato nacional, o que é um feito. Gunga Fonseca, treinador da Académica fala numa preparação ao detalhe e a dobrar para tentar ganhar o Mindelense.

O treinador do Mindelense, Rui Leite, também sabe que é sempre um grande despique jogar com a Académica. Mas, vai para Porto Novo em busca dos três pontos.

Académica Porto Novo x Mindelense, Académica da Praia x Académica do Fogo, jogos do grupo A, todos amanha às 4 da tarde.

No GRUPO B, a Ultramarina vai à Santo Antão apadrinhar a estreia absoluta do Santo crucifixo num campeonato Nacional. Os campeões de Santo Antão Norte não tem experiencia na competição, mas, o treinador Jorge Fonseca lembra que vários jogadores da equipa têm muita rodagem no Campeonato Nacional.

A ultramarina não conhece o adversário, mas o treinador Alexandra Ramos é claro… a equipa vai à Santo Antão para ganhar.

Na outra partida do Grupo B, o Académico 83 recebe no Maio o Sporting da Brava. Os campeões do Maio querem aproveitar o factor casa para garantirem os 3 primeiros pontos, conforme o treinador Nando.

Finalmente o grupo C, onde estão duas equipas que se estreiam no Campeonato Nacional. Oásis e Celtic. A Oásis joga na Boa Vista. Cabe ao Onze Estrelas batizar a estreia dos campeões do Sal na competição.

Onze Estrelas completa hoje 43 anos e quer ter uma prenda amanha, ganhando esse jogo.

Do lado da Oásis, este primeiro jogo da equipa no Campeonato nacional vai ser sem o treinador Lúcio Antunes, que está ausente do país a ministrar uma formação da CAF. A equipa será orientada pelo adjunto Sixinha, que vai poder conferir logo mais no Bola na Barra.

Amanhã estão marcados cinco dos seis jogos desta primeira jornada.

Para domingo, apenas uma partida. Celtic x Varandinha. O Celtic vai fazer estreia absoluta no campeonato Nacional. Para o varandinha, é a segunda participação, depois da estreia em 2016, altura em que chegou às meias finais, onde foi eliminado pelo Mindelense.


Reportagem RCV


pub

Vídeos Relacionados

Comentários

pub

Pesquisar