Notícias

FCF promove hoje e amanhã Congresso para debater o Futebol


29 Jul 2019 Desporto

Agentes desportivos, governo, câmaras municipais e parceiros reúnem-se, hoje e amanhã, na cidade da Praia, em congresso do futebol com o financiamento em agenda.

O presidente da FCF – Federação Caboverdiana de Futebol, Mário Semedo, explicou que se pretende que o Congresso seja um espaço de debate e reflexão sobre o futebol nacional nas suas várias vertentes, designadamente a questão dos quadros competitivos, das modalidades (futsal, futebol de praia e futebol feminino) a problemática dos clubes na perspetiva da sustentabilidade.

Mário Semedo avançou ainda que no colóquio será debatido a gestão e administração das associações regionais de futebol, tendo em conta os desafios que se colocam actualmente a nível do futebol nacional e mundial, considerando ser necessário debater e tentar encontrar subsídios que possam servir de vias de solução para os problemas que se põe.

O Presidente da Associação de Futebol de São Vicente faz notar que além das contribuições da Federação, do governo e das câmaras municipais escasseiam apoios de outros parceiros e, neste caso, parceiros significam empresas.

Santiago Norte é a região que menos apoio consegue. O presidente da Associação de Futebol da região diz, sem titubear que o grosso do financiamento está concentro nos centros urbanos.

Os patrocínios são essenciais para o futebol e do desporto no seu todo. O presidente da associação regional de futebol do Fogo apela a uma distribuição mais equitativa por parte das empresas.

Além do financiamento, o congresso do futebol que começa hoje na Praia, tem em agenda o licenciamento de clubes, a reestruturas das seleções nacionais, o desenvolvimento das modalidades de salão, de praia sem esquecer o futebol feminino.


Reportagem RCV


pub

Comentários

pub

Pesquisar