Notícias

Faleceu aos 80 anos Claude Constantino antigo selecionador de basquetebol de Cabo Verde


Claude Constantino
30 Out 2019 Desporto


Considerado o grande impulsionador do basquetebol no país e responsável pela massificação da modalidade, Claude Constantino, trabalhou nos anos 80 como selecionador nacional de basquetebol e técnico da Direcção-Geral do Desporto por mais de uma década.


Foi na época dos anos 80 que o basquetebol cabo-verdiano conquistou, a nível nacional, um impulso notável, graças ao carismático treinador que havia chegado a Cabo Verde, que dedicou dez anos de muito trabalho às causas não só do basquetebol, mas também da organização e da administração pública do desporto.

Filho de pais cabo-verdianos e nascido no Senegal, a 13 de Dezembro de 1938, Constantino comandou a seleção nacional de basquetebol na conquista do Torneio da Zona 2, realizado na cidade da Praia.

Em 2001, foi o selecionador de Cabo Verde que sagrou–se vice-campeã da mesma região africana, treinando atletas como João Paulo, Vitócas, Hélio Africano, Ricô, Djony, Fefa do Seven, Fefa do Bairro, Lito, Ferrón, Zé Anguila, Tó e Zeca.

O malogrado foi homenageado, no ano passado, pelo Governo de Cabo Verde, com o Segundo Grau da Medalha de Mérito Desportivo pela dedicação e entrega à causa do desenvolvimento do basquetebol cabo-verdiano.


Pedro Paulo Moreira - RTC/Praia

Disponibilizado online por Mário Almeida


pub

Vídeos Relacionados

Comentários

pub

Pesquisar