Notícias

Tudo fora de jogo! Ponto final nas competições desportivas desta época em Cabo Verde


08 Mai 2020 Desporto

O Governo, em concertação com  todas as federações desportivas nacionais, acaba de decretar o cancelamento de todas as competições desportivas da presente época.

Terminou, há momentos, a reunião através de videoconferência entre o ministro do Desporto e os representantes de todas as federações desportivas nacionais.
À saída da reunião, Fernando Elísio Freire anunciou o cancelamento de todas as competições desportivas no sentido de proteger os agentes desportivos.

“Tendo em conta o exigente protocolo sanitário que é preciso garantir numa competição desportiva, o Governo sugeriu à todas as Federações o cancelamento da época desportiva 2019/20. Todas as federações concordaram em cancelar as respectivas temporadas. No caso da Federação de Xadrez, que é a única que tem a época coincidente com o ano civil, e que Dezembro, não há problemas em prosseguir com o campeonato já que as competições decorrem online. Mas ficou incumbida com a responsabilidade, a partir de outubro, se tiver condições, terminar a época desportiva numa única sessão”.

O ministro do Desporto esclareceu que a suspensão das competições desportivas "não significa a suspensão das atividades desportivas".

“Com o conhecimento adequado do vírus, a atividade desportiva competitiva pode voltar à normalidade. Mas, atenção, a suspensão das atividades dos campeonatos não é a suspensão da atividade desportiva. Ou seja, desde que se cumpram as regras de distanciamento social e as regras sanitárias, os treinos individuais poderão ocorrer num quadro que será depois definido a partir da próxima semana pelo Governo".

O Ministro do Estado e da Presidência do concelho de Ministros e ministro do desporto anunciou també este ano.

“Claramente que abrange as provas internacionais. Nós cancelamos as épocas tendo como referência o cancelamento dos Jogos Olímpicos que já não serão este ano. Portanto, não faz sentido a preparação olímpica. O campeonato mundial de andebol será apenas em 2021, tudo aquilo que são competições africanas a nível do basquetebol também só acontecem em 2021, assim como outras modalidades com voleibol, ginástica, entre outras. Portanto, em 2020, Cabo Verde não terá nenhuma representação internacional a fazer, o que nos dará tempo para prepararmos, por ou lado, e por outro lado está a questão sanitária.”

Fernando Elísio Freire disse que o Governo prefere "pecar por excesso que por defeito", cancelando todas as competições nacionais e internacionais.

José António dos Reis
Editado por Benvindo Neves


pub

Comentários

pub

Pesquisar