Notícias

Mundial Andebol: Alemanha, Hungria e Uruguai no caminho de Cabo Verde

06 Set 2020 Desporto

Cabo Verde ficou no Grupo A do Mundial de Andebol sénior masculino que acontece em janeiro de 2021. O sorteio aconteceu na tarde deste sábado, no Egito, país sede da competição.

Cabo Verde não tinha por onde escolher. Na verdade, de todas as 30 selecções que foram ao sorteio (falta definir mais duas), a equipa nacional era a mais inexperiente de todas. Basta recordar que os rapazes crioulos conquistaram o direito de participar no mundial logo na sua estreia no Campeonato Africano, que aconteceu em janeiro deste ano na Tunísia. Cabo Verde, recorde-se, ficou em quinto lugar e tinha chegado ao CAN mediante convite da CAHB, Confederação Africana de Andebol.

Dito isto, torna-se evidente que nem os jogadores, nem os responsáveis do andebol nacional teriam preferências em termos de adversários. Aliás, isso mesmo tinha feito saber, na vésera, Nelson Martins, Presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol.

Ademais, Cabo Verde nunca poderia fugir a alguns dos tubarões do andebol mundial já que, à partida - e como era previsível - estava no pote 4, que reunia as seleções menos cotadas a nivel mundial.

Assim, no sorteio, atravessou no caminho da selecção nacional desde logo a Alemanha, uma das mais poderosas seleções mundiais, cujo currículo diz, por exemplo, que já foi campeã mundial por 3 vezes (1938, 1978 e 2007) e conquistou o Europeu por duas vezes (2004 e 2016).

Os outros adversários de Cabo Verde são Hungria, sempre com aquele poderoso andebol típico da Europa de Leste e o Uruguai.

Quanto às outras três seleções lusófonas que vão estar no Mundial, Angola está no Grupo C com Croácia, Qatar e Japão. Portugal integra o Grpo F, e tem dois adversários africanos: Argélia e Marrocos. Islândia completa o grupo. Já o Brasil, está no grupo B, juntamente com Tunísia, Espanha e Polónia.

Na primeira fase, as três melhores equipas de cada grupo qualificam-se para a ronda principal. Os quartos classificados vão disputar um outro torneio separado.

O Campeonato do Mundo de Andebol Egito 2021 começa no dia 14 de Janeiro e estende-se até o dia 31 do mesmo mês.  Participam 32 seleções. O continente africano far-se-á representar com oito.

Benvindo Neves, RCV


pub

Vídeos Relacionados

Comentários

pub

Pesquisar