Notícias

Universidade do Maranhão analisa "projectos de desenvolvimento e populações locais: experiências em Cabo Verde"


Universidade Federal do Maranhão - Brasil
09 Set 2015 Sociedade


Uma equipa de investigadores da Universidade Federal do Maranhão, no Brasil, encontra-se em Cabo Verde a estudar as implicações socais e ambientais que alguns projectos de desenvolvimento e de modernização económica têm sobre as populações locais.


A escolha de Cabo Verde como experiência comparada deve-se ao facto de ser um país insular que se confronta com vulnerabilidades biofísicas, ecológicas  e territoriais.  

O objectivo da pesquisa académica é, de acordo com o professor Samarone Marinho, da Universidade Federal do Maranhão, é perceber quais as implicações que as grandes infra-estruturas podem ter nas condições de vida das comunidades loacis.

Para além de medir o impacto que a construção das barragens de captação de água tem na vida das comunidades circundantes, a investigação coordenada pelos professores da Universidade Federal do Maranhão tem também como objecto de estudo a inserção das pescas no mercado internacional.
 
Samarone Marinho diz que a ideia é ver até que ponto os projectos de pesca industrial trazem danos para as populações que praticam a pesca artesanal.

A investigação sobre “projectos de desenvolvimento e populações locais: experiências em Cabo Verde” termina em junho do próximo ano. É financiada pelo Fundo de Apoio a Pesquisa do Maranhão e conta com a participação de docentes e investigadores cabo-verdianos.

As linhas de força da pesquisa foram apresendadas na tarde de ontem. Uma iniciativa da Associação dos Jovens Investigadores de Cabo Verde, AJIC.


MCSA - RCV


Comentários

Pesquisar






Inquérito Online




Newsletter