Notícias

Conferência dos Ministros de Juventude e Desporto da Francofonia quer relançar relações de cooperação com Cabo Verde


19 Set 2016 Desporto


O Secretário-geral da Conferência dos Ministros de Juventude e Desporto da Francofonia (CONFEGES) encontra-se de
visita a Cabo Verde, para o relançamento das relações de cooperação entre o arquipélago e a organização.


Esta manhã,  Bouramah Ali Haurouna encontrou-se com o Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva e o ministro do
desporto, Fernando Elísio Freire com quem além de discutir as acções a realizar entregou um convite para que o país participe na próxima Conferência Ministerial, que deverá acontecer no 1º trimestre 2017, no Haiti.

O secretário-geral da CONFEGES disse que com uma participação mais activa na organização, o arquipélago poderá beneficiar dos programas que a CONFEGES financia, nomeadamente na formação de quadros:

"A vantagem de estar numa família de 43 países é que o país participar nos programas que nos financiamos em matéria de desporto e formação de quadros em diferentes disciplinas e no sector da juventude o financiamento de prorjetos empresariais mas também formação de quadros nas diferentes instituições de formação de quadros. Pensamos que também há a possibilidade de encontros não so a nível ministerial mas de directores de desporto e da juventude, a nível de programas de participação das mulheres. São todos programas que desenvolvemos e pensamos que    são as vantagens de ser membro desta família".
 
O Secretário Geral da CONFEGES irá ainda visitar as principais infraestruturas desportivas na cidade da Praia, de entre as quais, o Pavilhão Desportivo Vavá Duarte e o Estádio Nacional.

Cabo Verde tornou-se membro da CONFEGES em 1999, tendo aderido à Organização Internacional da Francofonia (OIF) em Novembro de 1996.


MCSA - RCV


Comentários

Pesquisar






Publicidade