Notícias

SISP continua a registar aumentos significativos nas movimentações com cartões eletrónicos


27 Dez 2016 Economia


A Sociedade Interbancária e Sistemas de Pagamentos, SISP, continua a registar aumentos significativos nas movimentações com cartões eletrónicos, fugindo ao sentimento geral associado à crise.


Este ano, o destaque vai para as compras principalmente ao nível do comércio, hotelaria e restauração, que tiveram um crescimento de 23% em relação ao ano passado, em linha com o aumento dos pontos de compra POS.

Por ser época do Natal e da passagem de Ano, à semelhança dos anos anteriores, Dezembro, explicou o Diretor Geral do SISP, Jair Silva, voltou a ser o ponto mais alto do ano em termos de transações tanto com cartões vinti4 como VISA e MasterCard.

De 15 a 25 de Dezembro, registaram-se quinhentas e treze mil, seiscentas e vinte e sete transacções de Compra nos Terminais de Pagamento Automático e nos caixas vinti4, e foram realizadas duzentas e cinquenta e três mil e sessenta e cinco operações. Resultado foi um crescimento em mais de 12% que o período homólogo em 2015 em relação às compras com cartão eletrónico e mais 4% que o período homólogo em termos de levantamentos nos caixas vinti4.

Movimentações que contrariam a ideia de crise. Jair Silva admite, que, pelo contrário nas transacções realizadas através do SISP tem havido ao longo dos anos um crescimento sistemático e consistente. O aumento em mais de mil dos pontos onde se pode fazer compras com cartão, do ano passado para este ano, diz Jair Silva, desempenhou um papel fundamental na variação mais significativa em Dezembro deste ano, ou seja no aumento acentuado do número de compras, que cresceu 23% face ao mesmo período de Dezembro de 2015.

A SISP - Sociedade Interbancária e Sistemas de Pagamentos, entidade gestora da rede vinti4, infra-estrutura e plataforma nacional de pagamentos eletrónicos no país, tem  hoje 171 caixas vinti4, 6.343 POS e cerca de 199.400 cartões em todas as ilhas e concelhos de Cabo Verde.


MCSA - RCV


Comentários

Pesquisar






Publicidade