Notícias

Morreu o antigo Primeiro-ministro e Presidente de Portugal, Mário Soares


Mário Soares - Antigo Primeiro-ministro e Presidente de Portugal
08 Jan 2017 Sociedade


Mário Soares estava hospitalizado desde 13 de Dezembro no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.


Reagindo à morte de Mário Soares, o presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, disse que desaparece uma das principais figuras da democracia europeia que também esteve ligado à independência de Cabo Verde.

Para o Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, Cabo Verde perdeu com a morte de Mário Soares um grande amigo que esteve envolvido na independência do nosso país.

Um dos membros fundadores do Partido Socialista português, Mário Soares foi uma das mais complexas personalidades políticas europeias, e um dos mais notáveis protagonistas da história da política portuguesa da segunda metade do século XX.

Tendo sido empossado três vezes como Primeiro-ministro de Portugal, o dirigente socialista foi ainda Presidente da República Portuguesa em dois mandatos, e há de ser recordado sobretudo como o ministro dos quatro primeiros governos provisórios do Portugal democrático que iniciou oficialmente o processo de descolonização.

Foi ele também que assinou o acordo com o PAIGC para a independência de Cabo Verde. Foi ele também quem deu início ao processo de adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE) e subscreveu, enquanto Primeiro-ministro, o Tratado de Adesão à CEE.

Pela sua actividade política contra a ditadura, foi também preso mais de uma dezena de vezes pela polícia política do Estado Novo, a PIDE. Chegou a estar deportado sem julgamento, em África.
Também esteve exilado em França, de onde regressou três dias depois da revolução de 25 Abril de 1974, tendo chegado à estação de Santa Apolónia, em Lisboa, transportado pelo "comboio da liberdade", conforme ficou conhecido o "Sud-Express" de 28 de Abril daquele ano.


MCSA - RCV


Comentários

Pesquisar






Publicidade