Notícias

Governo deverá mobilizar dez milhões de euros para avançar com o projecto de Água e Saneamento de Santo Antão


Santo Antão - Ribeira Grande - Ponta do Sol
12 Jan 2017 Sociedade


O Relatório final referente ao estudo do Plano Director de Água e Saneamento da ilha das montanhas, projecto financiado pelo Governo e pela Agência Francesa de Desenvolvimento foi apresentado no Porto Novo aos três municípios.


Trata-se dum projecto estruturante para Santo Antão que irá resolver o problema da Água e do saneamento num horizonte até 2035.         
 
O estudo levado a cabo pelo consórcio de dois gabinetes de estudo franceses EDE E G2C foi apresentado num atelier promovido pela agência nacional de Água e Saneamento, ANAS, na presença dos Presidentes de Câmara e outras entidades ligadas ao sector.  

Além do relatório foi apresentado também o estudo de viabilidade do saneamento no Porto Novo considerado um projecto prioritário para o município em expansão.
 
O projecto de Água e Saneamento a nível da ilha é encarado com muita expectativa também pelos Edis do Paul e da Ribeira Grande que esperam ver corrigidos alguns aspectos.

Segundo o administrador executivo da ANAS o projecto está avançado e os próximos passos serão no sentido de mobilizar os recursos necessários para sua implementação.

De referir que numa primeira fase de implementação do projecto o Governo deverá mobilizar cerca de um milhão de contos para as questões de urgência a nível do saneamento principalmente no município do Porto Novo, mas até o horizonte de 2035 serão necessários mais de quatro milhões de contos a nível de toda a ilha.


MCSA - RCV


Comentários

Pesquisar






Publicidade