Notícias

Taxa de variação homóloga registada pelo índice de preços turísticos diminuiu


21 Jan 2017 Economia


A taxa de variação homóloga registada pelo índice de preços turísticos no quarto trimestre de 2016 diminuiu 3,4 pontos percentuais face ao valor registado no trimestre anterior.


Os dados são do relatório do IPT, Índice de Preços Turísticos, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatísticas.

A classe dos hotéis, cafés e restaurantes contribuiu para a taxa de variação trimestral situada em 7,6 %. A referida classe apresentou uma variação homóloga de 8,4%, -2,7 pontos percentuais, isto é, um valor abaixo do verificado no trimestre anterior.

A ilha da Boavista exerceu um forte domínio sobre o comportamento nacional do Índice de Preços Turísticos. Igualmente, registaram-se contribuições positivas das ilhas de Santo Antão, São Vicente e Sal. Já, em sentido contrário, aparece a ilha de Santiago, que apresentou uma contribuição ligeiramente negativa.

O relatório do Índice de Preços Turísticos especifica que a variação no quarto trimestre é consequente dos aumentos significativos nos preços dos alojamentos, com particular incidência nos serviços prestados por aldeamentos turísticos, hotel-apartamento e pensão.

O IPT, Índice de Preços Turísticos é um indicador que mede a evolução no tempo, dos preços de um conjunto de bens e serviços considerados representativos da estrutura de consumo dos turistas. A nível geográfico o IPT cobre cinco ilhas, Santo Antão, São Vicente, Sal, Boavista e Santiago.


MCSA - RCV


Comentários

Pesquisar






Publicidade