Notícias

Presidente do PAICV reitera que o seu partido vai fazer as interpelações que forem necessárias para fiscalizar o Governo


24 Jan 2017 Política


Janira Hopffer Almada falava no encerramento do debate suscitado da interpelação do PAICV sobre o sistema educativo que dominou a sessão parlamentar de ontem.


Na óptica do grupo parlamentar do PAICV, a interpelação foi uma oportunidade, de acordo com Janira Hopffer Almada, para a ministra da Educação reconhecer que há ganhos no sistema de educação também devidos ao Governo do PAICV.

A liderança do PAICV citou vários outros compromissos do MpD que não estão a ser cumpridos e referiu-se, de forma demorada, ao programa de ação social e escolar de combate ao abandono escolar anunciado pelo Governo.

É uma promessa que não vai ser cumprida, segundo Janira Hopffer Almada, porque o orçamento da FICASE foi reduzido e não há transporte escolar desde Setembro.

Para responder ao PAICV falou a ministra da Educação para encerrar o debate. Maritza Rosabal começou por reiterar a mensagem de tranquilidade a todo o sistema educativo.
 
A universalidade do acesso ao ensino pré-escolar foi outra questão abordada pela ministra da Educação. A taxa líquida, segunda Maritza Rosabal, aumentou em mais de 2 por cento.

Já na reta final da intervenção a ministra da Educação garantiu que vai impulsionar o desenvolvimento da sustentabilidade do ensino superior.

Os deputados regressam hoje à sala das sessões para colocar perguntas aos membros do Governo.


MCSA - RCV


Comentários

Pesquisar






Publicidade