Notícias

Presidente Jorge Carlos Fonseca premiado pelos avanços alcançados na erradicação da malária em África


Jorge Carlos Fonseca - Presidente da República de Cabo Verde
31 Jan 2017 Política


A Aliança de Líderes Africanos contra a Malária premiou o Presidente Jorge Carlos Fonseca e outros sete Chefes de Estado africanos pelos avanços alcançados pelos respetivos países na erradicação da malária em África.


Os Prémios de Excelência ALMA 2017 foram atribuídos a Cabo Verde, Botswana, Comores, República Democrática do Congo, Etiópia, Swazilândia e Uganda, pelos seus resultados na redução da taxa incidência e de mortalidade do paludismo e ao Tchade, pelo seu papel de liderança na luta contra a malária.

A distinção foi anunciada na abertura da 28ª cimeira dos chefes de Estado e de Governo da União Africana que decorre, na capital Etíope.
 
O evento acontece sob o tema: “Aproveitamento do dividendo demográfico através de investimentos na juventude”. Hoje o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, falará sobre o tema central da Cimeira. Jorge Carlos Fonseca irá colocar a tónica na juventude cabo-verdiana.

O Chefe de Estado colocará, igualmente, a preocupação de Cabo Verde relativamente ao novo modelo de cálculo das contribuições financeiras dos Estados-Parte da União Africana.
 
Para além do tema central, serão discutidos assuntos como a Paz, a Segurança, o Terrorismo, a Crise dos refugiados, as Migrações, as Mudanças climáticas, a Reforma da Comissão da UA e o possível regresso de Marrocos à União Africana.

Outro ponto alto da Cimeira é a eleição do próximo Presidente da Comissão Africana. O Quénia, o Senegal e o Tchade enviaram recentemente emissários a Cabo Verde para solicitar o apoio do Presidente Jorge Carlos Fonseca para as suas respectivas candidaturas.

Na corrida à presidência da Comissão da UA estão a ministra do Quénia, Amina Mohamed, o ministro Moussa Faki Mahamat do Chade, a ministra dos Negócios Estrangeiros do Botswana, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné Equatorial, e o líder político no Senegal, Abdoulaye Bathily.

À margem da Cimeira, o Presidente Jorge Carlos Fonseca terá encontros bilaterais com os seus homólogos. O Chefe de Estado de Cabo Verde está acompanhado, nesta missão pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares.


MCSA - RCV


Comentários

Pesquisar






Publicidade