Notícias

Ritmo de crescimento económico continuou a acelerar no quarto trimestre de 2016


Edificio do Instituto Nacional de Estatisticas
02 Fev 2017 Economia


Evoluindo positivamente face ao trimestre homólogo, sendo a conjuntura económica favorável.


Os dados são do Inquéritos de Conjuntura aos Agentes Económicos, o Indicador de Clima Económico, divulgado hoje, pelo Instituto Nacional de Estatística.

Na base da evolução favorável da economia nos últimos três meses de 2016, estão, essencialmente, as opiniões dos empresários dos setores dos Transportes e do Turismo. As contribuições mais negativas registaram-se nas áreas do comércio em estabelecimento, construção, comércio em feira e industria transformadora.

Os operadores continuam a apontar a dificuldades financeiras e o excesso da burocracia como constrangimentos à sua atividade, diz o responsável do INE, Fernando Rocha, que realça, entretanto, que as opiniões dos agentes económicos mostram que o Indicador de Clima Económico atingiu o valor mais alto dos últimos 20 trimestres consecutivos.

Outro dado positivo em relação ao Indicador de Clima Económico, conforme Fernando Rocha, é que, nos últimos três trimestres, as informações qualitativas como o Inquérito de Conjuntura às opiniões dos Agentes Económicos, têm estado alinhados com as quantitativas, tal é o exemplo do Produto Interno Bruto, PIB.

Aquele responsável do INE defende que quando se tira ilações do comportamento da economia é conveniente que se tenha em conta informações tanto dos empresários e das famílias, quanto informações quantitativas provenientes das empresas.


MCSA - RCV


Comentários

Pesquisar






Publicidade