Notícias

Primeiro-ministro assume compromisso de investir mais no carnaval de São Vicente


01 Mar 2017 Cultura


Pelo que se depreende das palavras do chefe do Executivo, que do palanque assistia pela primeira vez o carnaval oficial mindelense, o Carnaval deste ano superou as todas as expetativas.


Jorge Santos, Presidente da Assembleia Nacional que não resistiu a partilhar o viu nas redes sociais, falou aos microfones da RCV e garante que este é o melhor carnaval que assistiu ao longo da sua vida.

Arte, côr, criatividade e glamour caraterizaram o desfile carnavalesco na rua de Lisboa como tem sido hábito. Além do concurso entre os grupos oficiais são avaliados, no carnaval mindelense, grupos e pessoas individuais que se destacaram pela criatividade e originalidade no âmbito do prémio Kakoy carnaval artesanal.

Na Praia, apesar de não haver este ano desfile de competição, os grupos oficiais decidiram brindar, com algum atraso, o público com desfile na avenida Cidade de Lisboa.

Mandingas, Tcha Contcé e Meté-meté são os grupos de animação que invadiram o terreiro na Ribeira Brava na noite de segunda-feira.

Ainda nos desfiles de segunda-feira, abrilhantou a festa do Rei Momo na cidade do Tarrafal de São Nicolau o grupo amigos da natureza que desfilou com perto de 100 pessoas ao som da batucada e do trio elétrico.

É o único grupo oficial do município, que saiu pela sexta vez, segundo e último dia do desfile de carnaval, levando a magia dos signos do zodíaco. O desfile contou com a presença do Presidente da República Jorge Carlos Fonseca.

O desfile começou por volta das 22 horas com a entrada dos mandingas que animaram o público com as suas danças galopantes. Depois foi a vez do tcha contcé, que desfilou com um carro alegórico e muita batucada.

Em seguida metê metê invadiu o terreiro com mais de 200 pessoas incluindo foliões dos grupos oficiais e aqueles que trabalharam arduamente nos estaleiros e atelier de costura. No grupo metê metê não há idade para fazer e brincar o carnaval. Os figurantes vestem-se à sua maneira. O grupo de animação este ano fez homenagem ao músico Paulino Vieira.  

Entre os espectadores o Presidente da República Jorge Carlos Fonseca e a esposa que escolheram a ilha de São Nicolau para passar a festa do Rei Momo.

Depois do cortejo no terreiro os grupos desfilaram pelas principais ruas da Ribeira Brava até o salão de festas cantando e dançando até ao amanhecer.

E hoje, quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma e a sua essência é que seja um dia de jejum. Porém, na ilha de Santiago, a tradição é outra. Nas mesas não faltará peixe seco, legumes, xerém com fava, trotxida e cuscuz com mel.


MCSA - RCV


Comentários

Pesquisar






Publicidade