Notícias

Assinala-se hoje o Dia da Mulher Cabo-verdiana


27 Mar 2017 Sociedade


A data vai ser marcada, um pouco por todo o país, por um conjunto de atividades sob o lema “Empoderamento Económico das Mulheres num mundo de trabalho em mudança: planeta 50-50 até 2030”.


Música e poesia no feminino é o que, por exemplo não vai faltar neste dia dedicado às mulheres cabo-verdianas. E para que assim seja, as escritoras Dina Salústio, Eurídice Monteiro e Sílvia Monteiro vão estar numa mesa redonda, às 17 horas, na Biblioteca Nacional para debater à volta do “Escrever Feminino”.

Já no Palácio da Cultura Ildo Lobo, as “Vozes no Feminino”, uma iniciativa do Ministério da Cultura e Indústria Criativas, vai proporcionar momentos de música e poesia no feminino, por volta das 19horas.

Mas antes disso, no período de manhã, o Comité Olímpico Cabo-verdiano faz, às 9horas, a abertura do primeiro Workshop sobre a “Liderança Feminina”, na Escola de Hotelaria e Turismo com vista a empoderar as mulheres envolvidas no desporto em Cabo Verde e em toda a zona II africana.

Às 10horas, as mulheres do mercado de sucupira têm a oportunidade de assistir e participar de conjunto de atividades durante a qual receberão da parte do Primeiro-ministro, flores algibeiras e lenços, numa ação conjunta com várias outras instituições como o Instituto Cabo-verdiano da Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), Associação Cabo-verdiana de Auto-promoção da Mulher (Morabi), a Rede das Mulheres Parlamentares e a Câmara Municipal da Praia.

Também às 10 horas, o Arquivo Nacional de Cabo Verde é palco de uma palestra sobre a “Prevenção e Diagnóstico Precoce do Cancro da Mama”.

Já na cidade de Assomada, a Câmara Municipal, através do Pelouro da Cultura e Género, realiza o primeiro encontro das Mulheres de Santa Catarina para refletir sobre várias questões que visam a promoção da Igualdade de Género.

À semelhança da Praia e Santa Catarina de Santiago vários outros pontos do país vão ser palcos de atividades alusivas ao Dia da Mulher Cabo-verdiana sob o lema “Empoderamento Económico das Mulheres num mundo de trabalho em mudança: planeta 50-50 até 2030”.


MCSA - RCV


Comentários

Pesquisar






Publicidade