Notícias

São Vicente acolhe a partir de hoje uma conferência internacional sobre a economia azul


03 Mai 2017 Economia


Um encontro preparatório para a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas que se realiza em Nova Yorque no mês de Junho.


A conferência terá a participação de 150 técnicos de países pertencentes a CPLP, a Comissão sub-regional das Pescas da África Ocidental, a Comissão sub-regional das pescas da África Central, e ainda Madagáscar, Maurícias e Seicheles.

Segundo Carlos Évora, Director Nacional da Economia Marítima, o encontro vai privilegiar experiências adquiridas no âmbito do programa de apoio às pescas e a aquacultura, também relacionados à segurança alimentar, biodiversidade, ambiente e desenvolvimento sustentável.

A conferência está alinhada com o objectivo 14 de Desenvolvimento Sustentável: proteger a vida marinha. É uma parceria de Cabo Verde e da FAO que dentro da iniciativa - crescimento azul, vem incentivando os países a adoptarem novas práticas para conseguir dos ecossistemas aquáticos as fontes de rendimento necessárias para garantir a sustentabilidade.

A economia azul inclui todas as actividades económicas realizadas no espaço aquático: como mares, oceanos, zonas costeiras, zonas húmidas ou cursos de água. Representa uma importante fonte de rendimento nas economias em desenvolvimento, por exemplo, o caso de Cabo-Verde.

A abertura da conferência internacional sobre economia azul será presidida esta manhã, na cidade do Mindelo, pelo ministro da Economia, José Gonçalves.


MCSA - RCV


Comentários

Pesquisar






Publicidade