Notícias

Soby: Armador Confiante na Recuperação

16 Mai 2017 Sociedade

O Navio Soby, que já flutua desde de Domingo, está a ser preparado para que seja transportado para uma outra zona do Porto Grande onde será feita a sua avaliação.

A importância da embarcação para as ligações inter-ilhas é um dos motivos que leva a companhia armadora a encarar a possibilidade de recuperá-la e coloca-la ao serviço da cabotagem cabo-verdiana.

A companhia armadora AtlanticMade conta poder, ainda hoje, rebocar o navio Soby para o antigo cais da Interbase, onde procederá a avaliação da embarcação que esteve, desde o final de março adornado no cais de cabotagem do Porto Grande. Após avanços e retrocessos da operação de resgate, na tarde do passado domingo, 14 para alívio do armador Manuel Monteiro foi possível fazer reflutuar o Soby.

Com gratidão Manuel Monteiro refere a todas as entidades e pessoas que estiveram envolvidas no resgate da embarcação, que ele acredita ser viável a sua recuperação, pelo papel que este tem na ligação entre as ilhas.

O plano de resgate do Navio Soby concebido pela companhia armadora, além de contar com o envolvimento das autoridades marítimas e portuárias, a sua execução foi entre à empresa espanhola de especial, UCS, que para o efeito contou com outros recursos (gruas) pertencentes a empresas da praça mindelense. Uma operação de custo elevado mas o armador escusa-se de avançar o montante gasto até agora.



No mesmo sigilo, o armador mantém o valor da indemnização atribuída pela companhia seguradora;

Apesar do prejuízo adveniente do sinistro sofrido pelo navio, Manuel Monteiro, admite ser necessário que se apure as causas do acidente, mas diz que a sua tenção esta c entrada na possibilidade de recuperar o navio e pô-lo a navegar.


JPSantos- RCV


Reportagem RCV com jornalista José Pedro Santos


Relacionados

Comentários

Pesquisar





Inquérito Online