Notícias

Escritora Cabo-Verdiana Vera Duarte eleita sócia-correspondente lusofona da Academia de Ciências de Lisboa


Vera Duarte - Escritora
31 Mai 2017 Cultura


Para a escritora a sua integração na Académia Portuguesa representa um reconhecimento da sua escrita, mas também uma oportunidade para a Academia Cabo-Verdiana de Letras que preside,  estreitar relações com a Academia de Ciências de Lisboa em beneficio de uma maior internacionalização da literatura Cabo-Verdiana.


A eleição da escritora Vera Duarte como sócia-correspondente lusofona da Academia de Ciências de Lisboa, aconteceu a 9 de Maio, e terá sido uma decisão unanime do plenario de sócios efectivos da referida Academia.

Em entrevista RCV a escritora que preside a Academia Cabo-verdiana de Letras considera ser um impulso para extreitamento de relações entre academias.
 
A intenção é assim procurar todas as oportunidades que possam surgir para promover actividades em benefício de uma maior internacionalização da lteratura cabo-verdiana. Vera Duarte encara essa sua integração como correspondente lusofona na Academia de Ciencias de Lisboa, mais concretamente na classe de letras, como um contributo à visibilidade do pais. A nivel pessoal é uma satisfação que impulsiona novos voos considera a escritora.

De referir que entre os Cabo-Verdianos integrados, nos últimos anos como correspondentes estrangeiros da Academia de Ciencias de Lisboa, está por exemplo o ex-Ministro do Ensino Superior, ciencia e inovação, Antonio Correia e Silva (2014).

O escritor Germano Almeida foi um dos primeiros cabo-verdianos a ser designado sócio-correspondente estrangeiro, daquela instituição cientifica Portuguesa. Uma lista da qual fazem parte igualmente Corsino Tolentino e Onésimo Silveira.


MCSA - RCV


Comentários

Pesquisar





Inquérito Online