Notícias

Instituto do Património Cultural promove hoje formação subordinada ao tema: “Património Cultural em Perigo – Que fazer?


Sandra Mascarenhas - Directora do Instituo do Património Cultural
13 Jun 2017 Cultura


Esta formação, que vai ser ministrada pelo professor Themudo Barata da Universidade de Évora, Portugal, vem na sequência do programa nacional de inventário do património imaterial e tem por objetivo formar e sensibilizar as pessoas quanto aos riscos associados ao património imaterial, diz a diretora Sandra Mascarenhas.


Sandra Mascarenhas aponta o conflito de gerações como um dos aspectos que podem colocar em causa o património imaterial, mas não confirma se algumas das manifestações culturais cabo-verdianas estão ou não em risco.

Com a formação na área do património cultural, o IPC quer preparar os seus técnicos e demais pessoas interessadas para proceder ao inventário nacional do património imaterial. A intenção é envolver as Câmaras Municipais e as comunidades locais e criar, depois, uma estratégia para a salvaguarda de todas as manifestações culturais.

De hoje a quinta-feira o Instituto do Património Cultural realiza, no Arquivo Histórico Nacional, na Praia, a formação versando o tema: “Património em Perigo – Que Fazer?”.

Para sexta-feira está prevista uma conferência sobre o Património Imaterial e as Indústrias Criativas, a ter lugar na Universidade de Santiago.


MCSA - RCV


Comentários

Pesquisar






Publicidade