Notícias

UCID exige educação com matriz cabo-verdiana


Dora Pires, UCID
19 Jun 2017 Política

A educação esteve no centro da visita que os deputados nacionais eleitos pela UCID fizeram, no final da semana passada, a ilha de São Vicente. Uma educação de matriz cabo-verdiana e o cumprimento das promessas de mais bolsas de estudos são as exigências feitas por esses parlamentar ao Governo.


As mudanças introduzidas à matriz educativa preocupa a UCID. No balanço final da visita efetuada ao círculo eleitoral de São Vicente, os deputados democratas cristão, que contactaram as estruturas educativas da ilha, através da porta-voz, Dora Pires consideram admissível que haja alguma correspondência de conteúdos com o estabelecido em países como Portugal e Brasil, mas dizem ser necessário que a matriz cabo-verdiana reflita a identidade nacional.

A fraca participação das escolas na construção desse instrumento base da educação, leva a UCID a questionar a sua feitura. Partido que também apresenta preocupações quando a obrigatoriedade da utilização da língua portuguesa no pré-escolar.

O aumento da escolaridade básica obrigatória para o 8º Ano, satisfaz a UCID que, entretanto, exige ao partido do governo o cumprimento das promessas de campanha quanto às bolsas de estudos.

Na visita efetuada às estruturas educativas da ilha de São Vicente os deputados da UCID registram a preocupação dos gestores e diretores, quanto a manutenção das escolas, a quase todas elas afetadas pela infiltração da água da chuva. Os eleitos nacionais democratas cristãos fazem questão de lembrar que a qualidade do ambiente educativo reflete nos resultados do processo de ensino e aprendizagem.


José Pedro Santos - RCV


Relacionados

Comentários

Pesquisar






Publicidade