Notícias

Seminário Liceu de São Nicolau celebra 150 anos com um colóquio


03 Jul 2017 Cultura


A Universidade de Cabo Verde, através da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes, vai celebrar os 150 anos do Seminário Liceu de São Nicolau com a realização de um colóquio sobre o tema "A instituição: seu papel na formação religiosa e contributo para a consolidação da identidade cultural cabo-verdiana".


O evento tem lugar hoje, segunda-feira, na sala Multiusos do Palácio da Presidência da República e será presidido pelo Chefe de Estado de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.

O colóquio contará ainda com a participação do Ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Reitora da niversidade de Cabo Verde, o Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava e o Presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau.

O Seminário-Liceu de Cabo Verde fundado em 1866-67 na ilha de São Nicolau, foi um estabelecimento que, durante muito tempo proporcionou a formação religiosa e estudos no campo das humanidades em geral, participando, de forma indelével, na consolidação da identidade cabo-verdiana.

A sua criação marcou a ilha e Cabo Verde para a posteridade, visto que por lá passaram, seja
como formadores, seja como formandos, personalidades que deram um contributo inestimável para a

formação religiosa e cultural dos Cabo-verdianos, tendo impulsionado o surgimento de grandes homens letrados em todo o Cabo Verde.

Encerrado em julho de 1917, ficou o seu registo como uma das instituições mais marcantes de Cabo Verde, pois dela, tal como reza a literatura, partiu a luz que mais intensamente, iluminou estas ilhas, exercendo um papel precursor e propulsor da missionação, da arte literária bem como de transformações socio-culturais e identitárias.

O colóquio pretende abordar estes temas com conferencistas da Uni-CV, Uni-Piaget e vários interlocutores de diversas organizações sanicolauenses.


MCSA - RCV


Comentários

Pesquisar






Publicidade