Notícias

Cabo Verde está a desenvolver forte ofensiva junto do Governo e do congresso americanos com vista um 3º compacto MCA


10 Jul 2017 Política

Cabo Verde continua a desenvolver uma forte ofensiva junto do Governo e do congresso americanos para sair na “pole position” caso a Administração Trump aprove um terceiro compacto do Millenium Chalange Account.

A revelação foi feita pelo Embaixador cabo-verdiano em Washington, Carlos Veiga, que hoje oferece uma recepção por ocasião de mais uma celebração da Independência Nacional e na qual estará presente um representante do Departamento de Estado e outras personalidades, nomeadamente do Congresso. O acordo em matéria de defesa e segurança também está sobre a mesa.

Para Carlos Veiga, o trabalho de casa deve ser feito, mesmo sem saber se o Governo americano vai ou não avançar com um terceiro compacto do Milleniun Challenge Acount.

O antigo Primeiro-ministro e representante da Praia em Washington tem-se desdobrado em contactos com a administração Trump e com legilsladores, tais como os senadores democratas Elizabeth Warren, White House, Chris Koons e o principal conselheiro do senador republicano Marco Rubio, bem como o congressista Joe Kennedy.

O acordo no sector de defesa e segurança proposta por Cabo Verde aos Estados Unidos há cerca de um ano pode estar mais perto de se tornar uma realidade.

Carlos Veiga diz que neste momento, há alguns detalhes a definir sobre o estatuto das forças militares no arquipélago, a ante-sala para um acordo abrangente à semelhança do que têm Washington e Dakar.


MCSA - RCV


Relacionados

Comentários

Pesquisar






Publicidade