Notícias

Ministro Abraão Vicente apresenta a Portugal plano de rabilitação de alguns pontos históricos da Cidade Velha


Abraão Vicente - Ministro da Cultura e Industrias Criativas
25 Jul 2017 Política


Segundo ministro da Cultura e das Indústrias ciativas, a visita foi a pedido de Cabo Verde para apresentar alguns projetos que são de urgente concretização.


O encontro com o seu homologo focou em pontos três essenciais: "temos um plano total de reabilitação da Cidade Velha, cuja ultima intervenção patrimonial teve lugar em 2005, antes da classificação da Cidade Velha como património da humanidade, temos neste momento um elevado nível de degradação, tanto da igreja de Nossa Senhora do Rosário que é único dos patrimónios na Cidade Velha que ainda é usado para um culto diário, temos algumas deficiencias no convento São Francisco, na Sé Catedral, nos caminhos Filipinos, no próprio Forte São Filipe, temos alguns desafios nas escavações dos projetos de investigação ligados às novas ruínas, a consolidação das novas ruínas como é o caso da igreja de Nossa Senhora de Conceição, nós resolvemos ser pro-activos e apresentar a Portugal um plano de reabilitação total.

A Cidade Velha, segundo Abraão Vicente é um dos pontos cruciais no que tange a património de origem portuguesa construida na diáspora, e nós quisemos mostrar a Portugal que temos um plano, mostrar que está orçamentado, que é cuerente e perceber qual é o nível de engajamento que Portugal como país pode ter. Esse plano irá segundo o ministro da cultura e das insdustrias criativas, avançar com ou sem o apoio financeiro de Portugal.

O segundo ponto foi sobre os direitos autorais. Em Outubro do anos passado Cabo Verde assinou um acordo de cooperação com a Audio-gest e a DGA ligado aos direitos autorais conexos.

O terceiro ponto foi a apresentação do festival "Morabeza" que vai acontecer de 31 de Outubro a 5 de Novembro, que é o primeiro festival literário a acontecer num país lusófono africano, organizado por um dos Estados, que vai ter grandes nomes da literatura lusófona.


MCSA - RCV


Comentários

Pesquisar





Inquérito Online