Notícias

Ministro das Finanças reafirma que a resolução do Novo Banco por parte do Banco Central foi acertada


Olavo Correia - Ministro das Finanças
02 Ago 2017 Economia


Ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito, Olavo Correia, reiterou que a instituição  não deveria ter sido criada da forma como o foi, isto é, sem capital.


O ministro acusou o Governo anterior de nunca ter capitalizado o Banco, e negou que o actual executivo tenha responsabilidades na situação a que a instituição chegou, culminando na sua resolução.

Além do problema do capital, o plano de negócio do Novo Banco, de acordo com dados do Banco Central, citados pelo próprio ministro, não era suficiente para viabilizar a instituição.

Quanto às perdas, elas serão minimizadas, acredita Olavo Correia, que sublinha o facto de se ter evitado o contágio do sistema financeiro.

O Estado, pela sua parte, ficou a perder, mas as verdadeiras vítimas são os trabalhadores a quem, adverte o ministro, deve ser dada prioridade na contratação de pessoal que as instituições públicas venham a fazer.

Aos deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito, o ministro das Finanças garantiu que o Governo deu já conta de todas as irregularidades cometidas na gestão do Novo Banco à Procuradoria e ao Banco Central.


MCSA - RCV


Comentários

Pesquisar





Inquérito Online