Notícias

Universidade Federal de Espirito Santo do Brasil quer impulsionar em Cabo Verde o seu programa de mobilidade


Universidade Federal de Espirito Santo do Brasil
23 Ago 2017 Sociedade

Isso, de forma a estimular licenciados cabo-verdianos a candidatarem a programas de mestrado e doutorado.


A missão foi confiada ao Professor Doutor Jair Silva, um cabo-verdiano que, em 1997, chegou à UFES para fazer uma licenciatura e hoje é Professor Doutor e membro da  Secretaria de Relações Internacionais dessa Universidade sediada na cidade de Vitória.

Os mestrados e doutoramentos na UFES são gratuitos e os seleccionados têm bolsas de 1.500 e 2.200 reais. Os editais para os programas de pós-graduação, também conhecidos por PEC-PG, são lançados anualmente pelo Governo brasileiro, através do Ministério das Relações Exteriores, da CAPES, que é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, ligado ao Ministério da Educação, e do CNPQ, que é o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, ligado ao Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, mas, até agora, poucos cabo-verdianos têm concorrido.

O Professor-Doutor Jair Silva está em Cabo Verde para divulgar esses programas e auxiliar alguns candidatos na preparação dos seus dossiers.

A nível institucional, a Universidade Federal de Espírito Santo tem, há dois anos um protocolo de cooperação com a Universidade do Mindelo e na passada quarta-feira rubricou outro com a Universidade de Cabo Verde, mas os candidatos podem ser de qualquer universidade ou instituto de ensino superior e de qualquer área, diz o Prof. Doutor Jair Silva. Dentro desta mobilidade, recentemente um pesquisador da UFES leccionou na UNI-CV.

As ofertas formativas da Universidade Federal de Espirito Santo para pós-graduação podem ser consultadas através do site: www.ufes.br. e o manual de concurso através do site: www.capes.gov.br.

Neste momento estão abertas as candidaturas para doutoramentos e o prazo termina no dia 15 de Setembro.


RCV


Reportagem RCV com jornalista José Leite


Relacionados

Comentários

Pesquisar






Publicidade