Notícias

Governo não descarta a possibilidade de ajustamento salarial no orçamento de estado de 2018


Carla Cruz - Porta-voz da Reunião do Conselho de Concertação Social
07 Set 2017 Sociedade


O Governo não descarta a possibilidade de ajustamento salarial no orçamento de estado de 2018 tendo em conta as perspectivas de inflação ligeiramente positiva.


A informação foi avançada aos jornalistas pela Diretora Nacional do Planeamento no balanço da reunião do Conselho de Concertação Social que analisou as linhas gerais do documento, assim como do plano estratégico de desenvolvimento sustentável.

A nona reunião do Conselho de Concertação Social tinha por objectivo analisar com os parceiros as linhas gerais do Plano Estratégico do Desenvolvimento Sustentável, PEDS, e do Orçamento do Estado de 2018. É neste quadro, explica a Diretora Nacional do Planeamento, Carla Cruz, que o Governo apresentou uma série de soluções para o desenvolvimento de setores chave da economia, a serem incluidas no orçamento de Estado de 2018. Já, a principal aposta do Governo para fazer face aos desafios do desenvolvimento sustentável de Cabo Verde passa pela inserção dinâmica do país na economia mundial.

A UNTC-CS quer um aumento salarial mínimo de 2,5% para salários dos trabalhadores, salário mínimo e pensões, no próximo ano, tendo em conta as boas perspectivas de crescimento económico e da manutenção da inflação entre 1 e 2%. O governo fala numa inflação entre zero e 1 por cento, mas, de acordo com Carla Cruz, com o documento ainda não está fechado, o executivo não descarta a possibilidade de discução de propostas de ajuste salarial.

Refira-se, que esta é a primeira vez, que o orçamento de Estado é discutido pelos parceiros sociais antes da sua aprovação no parlamento. Entre as propostas para o orçamento de 2018, o Governo pretende ainda incluir medidas concretas de aproximação aos municípios através da criação de planos e de sociedades de desenvolvimento regional, melhorando o diálogo entre poder central e local.


MCSA - RCV


Comentários

Pesquisar






Publicidade