Notícias

"Ilha do Maio necessita de um plano de intervenção urgente a nível do património"


Cidade do Porto Inglês,ilha do Maio
27 Set 2017 Cultura


A constatação é do Presidente do Instituto do Património Cultural, Jair Fernandes, que se encontra de visita à ilha do Porto Inglês.


A equipa do IPC está no terreno a fazer um levantamento dos monumentos existentes e do seu estado de conservação, visando a elaboração de um plano para a preservação e valorização dos mesmos.
 
A visita da equipa do Instituto do Património Cultural ao Maio vem na sequência da deslocação, na semana passada, do ministro da Cultura à Ilha.

Nesses dois primeiros dias, diz Jair Fernandes que a visita e os encontros com as autoridades locais foram profícuos pelo fato de possibilitarem o conhecimento in loco dos monumentos que são referências na ilha e que, neste momento, carecem de intervenção.

Além dos monumentos religiosos, o IPC teve a oportunidade de visitar o projeto do Eco Museu de Salinas para o qual se disponibiliza a dar o seu aporte técnico para montagem do mesmo.

Numa volta à ilha do Maio, segundo Jair Fernandes que foi possível constatar o estado de degradação acelerado de algumas estruturas que a seu ver precisam urgente de um plano de intervenção para a sua preservação e valorização.

O IPC planeia intervir o mais rápido possível para a conservação do património na ilha do Maio. Para o próximo ano, por exemplo, o Instituto juntamente com o Ministério da Cultura tem em vista a disponibilidade da assistência técnica e do investimento público para a reabilitação e restauração das igrejas, a começar pela de Nossa Senhora do Rosário.
 
A visita da equipa do Instituto do Património Cultural ao Maio termina esta quarta-feira.


MCSA - RCV


Relacionados

Comentários

Pesquisar






Publicidade