Notícias

Ilha do Sal recebe de hoje a sábado a oitava edição do Cabo Verde International Film Festival


Cabo Verde International Film Festival
10 Out 2017 Cultura


Quinze filmes vão competir para os prémios de Melhor Longa-metragem, Melhor Longa-metragem documentário, Melhor Curta-metragem e o Prémio Parda.


De produções realizadas em Cabo Verde destaca-se apenas uma longa-metragem de Neu Lopes. Foram no total 25 os filmes inscritos para as diferentes categorias, mas apenas 15 ficaram apurados para o Festival agendado para este mês, em Santa Maria.

A oitava edição, o Cabo Verde International Film Festival tende a ser cada vez mais internacional, já que os filmes concorrentes vêm de nove países: Cabo Verde, Holanda, Áustrália, França, Suiça, Estados Unidos, Rússia, Letónia e do Brasil. Para Suely Neves, cada ano tem sido uma surpresa para a organização.

Dos quinze filmes selecionados, apenas um é produzido em Cabo Verde, a longa-metragem intitulado Mor (My Love), de Neu Lopes. Suely Neves entende que a produção de filmes por cabo-verdianos, no arquipélago, é um processo em evolução, mas também muito condicionado pelos custos que acarreta.

Este ano, a organização do Cabo Verde International Film Festival incluiu a categoria de estudante universitário, mas houve pouca participação, pelo que a categoria foi cancelada, mas a organização pretende apostar nos jovens que se formam nos audiovisuais, no país.

E na oitava edição, o principal desafio em se organizar o festival continua a ser o financeiro, confessa Suely Neves.

O Cabo Verde International Film Festival é promovido pela Viva Imagens e acontece de 10 a 14 de Outubro em Santa Maria, na ilha do Sal. Dois filmes concorrem para a categoria de Longa-metragem, cinco para a de Longa-metragem Documentário e oito para a categoria de curta-metragem.


MCSA - RCV


Comentários

Pesquisar






Publicidade