Notícias

Deputados do PAICV voltaram a insurgir-se contra o encerramento das Casas do Direito


Clóvis Silva - Deputado do PAICV
17 Out 2017 Política


As quais casas tinham por missão prestar informações jurídicas aos cidadãos com menos recursos.


No final de um encontro, na tarde de ontem, com a Bastonária da Ordem dos Advogados, Sofia Lima, o porta-voz do Grupo Parlamentar do PAICV, Clóvis Silva, afirmou que, com a extinção das Casas do Direito, a informação jurídica deveria ser prestada pela Ordem e não pelas Câmaras Municipais.

Os deputados do PAICV estão também apreensivos ante a possibilidade de, segundo Clóvis Silva, a Ordem vir a deixar de prestar assistência judiciaria às pessoas por falta de verbas.

O caso preocupa igualmente Bastonária da Ordem dos Advogados, Sofia Lima, que pede a intervenção do Primeiro-ministro para evitar o encerramento de um gabinete que, sublinha, funciona há mais de 10 anos, dando cobertura a toda a ilha de Santiago.

Em vésperas do debate sobre o estado da Justiça, Sofia Lima não poupa o ministério que tutela o setor perante o qual, diz, a Ordem não tem voz.

Instada a comentar as criticas feitas ao sistema judicial por Amadeu Oliveira, numa entrevista recente à TCV, Sofia Lima diz não ter elementos que comprovem essas denuncias e que o advogado em causa está suspenso da Ordem por falta de pagamento de quotas, estando a exercer ilegalmente a profissão.


MCSA - RCV


Comentários

Pesquisar






Publicidade