Notícias

Estádio Nacional acolhe competições escolares para detecção de talentos


08 Nov 2017 Desporto

Arrancaram hoje no Estádio Nacional as competições escolares em Atletismo, no âmbito do processo de implementação do Centro de Alto rendimento.

Trata-se de um projecto-piloto que envolve 11 escolas secundárias, cada uma participa com 100 jovens de ambos os sexos.

O ambiente hoje de manhã no estádio nacional era de muito entusiasmo. 100 Alunos da escola á Escola Miraflores, rapazes e meninas, deram o pontapé de saída nas competições.

E assim vai ser durante muitos dias, até 22 deste mês, cada dia uma escola.

O Cubano Edelberto Acunha, um dos técnicos responsáveis pela implementação do Centro de alto rendimento em Cabo Verde, é quem coordena o projecto.

“São testes iniciais para depois descobrirmos talentos. Começamos hoje com a primeira escola, terminamos no dia 22 com todos os liceus da praia. Com o resultado dos testes vamos seleccionar possíveis talentos”

Hoje de manha, na abertura das provas, os jovens receberam a visita do ministro do Desporto. Fernando Elísio Freire não em dúvidas quanto ao impacto que este projecto vai ter na descoberta de talentos para o Atletismo.

No meio do entusiasmo dos rapazes e meninas a perfilarem-se para as diferentes provas, a RCV ouviu três deles. Ednilza, Paulo e Maiza, cada um vive a sua maneira a experiencia.

De hoje até 22 deste mês, 10 Liceus da Cidade da Praia, mais o de Salineiro, estarão em provas no Estádio Nacional, cada dia um liceu, e cada um participa com 100 jovens. No fim serão escolhidos os melhores para competirem entre si até se seleccionar os melhores talentos. O projecto irá depois estender-se às outras ilhas.


Estádio Nacional certificação pista


O Governo de Cabo Verde vai investir cerca de 7 mil contos na certificação da pista de Atletismo do Estádio Nacional, em Monte Vaca.
Informação avançada à RCV pelo ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire. O objectivo, explica o governante, é transformar o estádio numa fonte de realização de eventos desportivos a nível do atletismo.

De acordo com o ministro do Desporto, a ideia é preparar o estádio para acolher grandes eventos de atletismo, inclusive eventos a nível da sub-região africana.


Reportagem RCV com jornalista Benvindo Neves


Relacionados

Comentários

Pesquisar






Publicidade