Notícias

Arranque esta tarde na Praia o Simpósio Internacional Aristides Pereira - Recordando o Homem, edificando a História


16 Nov 2017 Sociedade


Um evento que reúne de hoje até sábado personalidades de vários cantos do mundo em torno do pensamento, do percurso e da obra daquele foi o primeiro Presidente da República de Cabo Verde pós-independência.


A organização do evento garante que a maioria dos convidados oriundos de Angola, Guiné-Bissau, Senegal, Brasil e Estados Unidos, já se encontra na cidade da Praia.

No entanto, à última hora registaram-se algumas desistências devido ao estado de saúde de alguns convidados especiais, como são os casos de Joaquim Chissano, antigo Presidente da Republica de Moçambique, de Olusegun Obasanjo, da Nigéria e de Lopo Nascimento de Angola.

Quem também teve que cancelar a sua deslocação a Cabo Verde é Thabo Mbeki, antigo chefe de Estado da África do Sul, a braços com uma crise interna no seu partido.

Fechado o programa, Crispina Gomes, membro da Fundação Amílcar Cabral e coordenadora do Simpósio olha com expetativa para algumas comunicações previstas, com destaque para o papel de Aristides Pereira na promoção da paz e estabilidade na região da África Austral.

A Presidente da comissão organizadora do simpósio Aristides Pereira, que arranca esta tarde na cidade da Praia, aponta ainda o diálogo inter-geracional, como mais um ponto alto do programa do evento, uma conversa aberta entre combatentes da liberdade da Pátria e jovens que nasceram já no Cabo Verde independente.

Para além dos discursos e das comunicações, fazem ainda parte do programa do simpósio Aristides Pereira, uma exposição do espólio do primeiro Chefe de Estado cabo-verdiano, a colocação de um busto no aeroporto internacional da Boavista e uma romaria ao cemitério de Fundo das Figueiras, onde repousam os restos mortais de Aristides Pereira.


MCSA - RCV


Comentários

Pesquisar






Publicidade