Notícias

Embaixador da Itália recebido pelo Chefe de Estado Jorge Carlos Fonseca


Francesco Paolo Venier - Embaixador da Itália para Cabo Verde
17 Nov 2017 Política


O embaixador da Itália para Cabo Verde foi recebido pelo Chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca, a quem fez a entrega oficial de um donativo em livros de direito constitucional italiano para a biblioteca da Presidência da República.


Segundo Francesco Paolo Venier, trata-se, de uma seleção de 22 volumes sobre a história da elaboração da constituição republicana da Itália, entre 1946 e 1947, que marca o fim do Estado monárquico fundado no século 19 e que perdurou até à queda da ditadura com o término da segunda guerra mundial.
 
"É a passagem entre a ditadura e a paz e a democracia. Praticamente logo após a segunda guerra mundial, foi constituída na Itália uma comissão parlamentar que durante os anos de 1946 e 1947, teve a missão de redigir uma nova constituição republicana, que entrou em vigor em 1948. Nestes 22 volumes, que acabamos de entregar ao Presidente da República, estão todos os atos e debate, que houve entre parlamentares de todos os partidos, sobre como essa constituição deveria ser. É um presente que simboliza a nossa amizade".

Refira-se, que a decisão de instituir essa constituição republicana italiana, que está em vigor desde 1948, e permanece, até aos dias de hoje, resultou de uma votação popular num referendo, cujos resultados foram favoráveis à elaboração desse tipo de ordenamento constitucional.


MCSA - RCV


Comentários

Pesquisar






Publicidade