Notícias

Primeiro-ministro atribui a responsabilidade pela atual classificação de Cabo Verde em boa governanção em África ao anterior Governo do PAICV


Ulisses Correia e Silva - Primeiro-ministro
22 Nov 2017 Política


Na atual classificação, Cabo Verde aparece na quarta posição, tendo entrado para o grupo de países com sinais de alerta em boa governança.


No topo da lista estão as Ilhas Maurícias, Seychelles e Botsuana, num total de 54 países africanos analisados.

De acordo com o Índice Mo-Ibrahim Cabo Verde desacelerou nos últimos cinco anos na categoria de Desenvolvimento Económico Sustentável.

Na categoria de Desenvolvimento Humano mostra sinais de alerta porque inverteu a tendência registada na última década para negativo nos últimos cinco anos. Nas categorias de Segurança e Estado de Direito e de Participação e Direitos Humanos, é ainda mais grave, pois desde 2012 que se regista uma deterioração acelerada relativamente à tendência negativa ao longo da década.

Entre os indicadores com piores desempenhos estão o acesso à justiça, o acesso à informação, o desvio de fundos públicos, a investigação à corrupção, o tráfico humano, a igualdade de género e a participação política das mulheres, a gestão das contas públicas, a transparência nas empresas públicas, a burocracia ou a solidez dos bancos.


MCSA - RCV


Comentários

Pesquisar






Publicidade