Notícias

Portos da Praia e do Mindelo passam a ter a partir de Dezembro novas cartas náuticas


30 Nov 2017 Sociedade


Cartas baseadas em levantamentos hidrográficos atualizados feitos no ãmbito da cooperação entre Cabo Verde e Portugal.


As novas cartas nauticas são entregues hoje ao instituto maritimo portuário, na cidade da Praia, pelo ministro da defesa de Portugal, Azeredo Lopes, durante a assinatura de um protocolo hidrográfico entre os dois países.

As novas cartas náuticas dos dois maiores portos de Cabo Verde são o primeiro resultado de dois anos de trabalhos no âmbito da cooperação hidrográfica entre os dois países, feito pelo navio hidrográfico da marinha portuguesa "D. Carlos I".

Segundo o director do institudo hidrográfico, António Coelho Candido, já aprtir de um de Dezembro as cartas portuárias e de aproximação aos portos poderão ser utlizadas na navegação.

A apresentação das cartas será feita durante a assinatura de um protocolo entre o instituto marítimo portuário de Cabo Verde e o instituto hidrográfico da marinha portuguesa.

Coelho Candido sublinha que o protocolo formaliza a cooperação existente entre os dois países a nível da hidrografia. Vai permtir a Cabo Verde atualizar a sua cartografia nos cinco principais portos do arquipélago.

O diretor do instituto hidrográfico sublinhou, por isso a importancia de se conhecer o fundo do mar, para garantir a segurança da navegação.

A assiantura do protocolo sobre hidrografia insere-se no seminário sobre o exercicio da responsabilidade do estado no mar promovido pela marinha portuguesa e e que hoje é encerrado pelo ministro da defesa portugues, Azeredo Lopes.


MCSA - RCV


Comentários

Pesquisar






Publicidade