Notícias

Natação: Piscinas Olímpicas em Cabo Verde? “sim, é um sonho” – Avelino Bonifácio


Imagem ilustrativa
01 Dez 2017 Desporto

A recém-criada Federação cabo-verdiana de Natação vai priorizar por enquanto competições em águas abertas, mas o sonho é também o de construir piscinas olímpicas no país. O Presidente da Federação, Avelino Bonifácio fala inclusive em dois projectos que poderão vir a ser realidade nos próximos anos.

“Já estamos a pensar em uma ou duas piscinas olímpicas. Já há uma iniciativa na ilha do Sal que nós queremos apoiar e incentivar, para que avance. Vamos também começar contactos junto do município da Praia tendo em conta um espaço já identificado pelo município para a construção de uma piscina olímpica. Sendo disponibilizado esse espaço para o efeito, podemos desenvolver um projecto e partirmos em busca de financiamento para a sua construção” – avançou Avelino Bonifácio, entrevistado no Meia-lua da RCV.

E se a ideia parecer um sonho… Avelino Bonifácio assume-o como tal, “Sim, estamos a sonhar porque acreditamos que é um sonho possível. Mas também, se queremos de facto apostar em atletas com nível de formação, temos de pensar desde o início napiscina, porque a formação, mesmo prática em águas abertas exige que seja essencialmente a nível de piscinas”.

Ter Cabo Verde a competir a nível internacional, nomeadamente nos Jogos Olímpicos é um objectivo da Federação. Aliás, para tal, Avelino Bonifácio avançou que já se está a identificar atletas na diáspora que possa representar o país. “Já identificamos em Portugal uma praticante júnior, com excelentes resultados, descendente de cabo-verdianos, e que está interessada e muito entusiasmada em competir por Cabo Verde. Já estamos também em contacto com mais algumas diásporas de forma a podermos identificar mais um atleta, de sexo masculino, para que possamos ter as duas vagas que são atribuídas pela Solidariedade Olímpica”. A Federação Cabo-verdiana de Natação foi criada no passado dia 11 de Novembro. Participaram na Assembleia-geral Constitutiva as quatro Associações regionais actualmente existentes no país.

Benvindo Neves


Reportagem RCV


Relacionados

Comentários

Pesquisar






Publicidade