Notícias

Presidente da Assembleia Nacional participa em Portugal na 8ª assembleia parlamentar da CPLP


Jorge Santos - Presidente da Assembleia Nacional
04 Dez 2017 Política


O Presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, participa hoje e amanhã em Portugal na 8ª assembleia parlamentar da CPLP que irá debater a cooperação entre os parlamentos.


A 8ª assembleia parlamentar da CPLP tem como tema “o reforço dos laços institucionais entre os parlamentos” e decorre hoje e amanhã na Assembleia da República em lisboa.

Jorge Santos defende que a cooperção entre os diferentes parlamentos da CPLP deve ser reforçada e promover o diálogo politico entre os Estados da comunidade dos paises de língua portuguesa.

Ainda durante a sua intervenção, prevista para amanhã, o Presidente da Assembleia Nacional deverá debruçar-se também sobre a livre circulação de pessoas no espaço da comunidade.

Jorge Santos lembrou que no próximo ano Cabo Verde assume a presidencia da CPLP, oportunidade que o país deve aproveitar para relançar a organização que deverá centrar-se na livre ciruclação de pessoas e incremento das trocas comerciais entre os paises.

O programa inclui a conferência dos Presidentes dos parlamentos da CPLP e reuniões dos Presidentes dos grupos nacionais da assembleia parlamentar da CPLP, dos secretários-gerais e da rede mulheres parlamentares da CPLP.

Em debate estarão a proposta do programa pessoa, que pretende promover a mobilidade académica dentro da CPLP; a criação do conselho de segurança alimentar e nutricional; a nova visão estratégica da organização e o papel dos parlamentos observadores; a

instalação do secretariado permanente da CPLP; a cooperação das mulheres em função dos objetivos de desenvolvimento sustentável (agenda 2030, definida pelas Nações Unidas).

Amanhã, a agenda é dedicada às sessões plenárias, com intervenções dos representantes dos nove parlamentos nacionais, subordinadas ao tema da assembleia parlamentar.

Os trabalhos são concluídos com a assinatura da declaração final da 8ª assembleia parlamentar da CPLP.


MCSA - RCV


Comentários

Pesquisar






Publicidade