Notícias

Abraão Vicente quer que o Orçamento do Estado dote uma verba permanente para financiamento da preservação do património histórico


Abraão Vicente - Ministro da Cultura e Industrias Criativas
17 Abr 2018 Cultura


O Ministro da Cultura e das Industrias Criativas quer que o Orçamento do Estado dote, anualmente, uma verba permanente e consistente para o financiamento da preservação do património histórico.


Abraão Vicente falava, no Mindelo, na abertura oficial da Semana Nacional do Património Cultural. O evento decorre até o dia 20, nas ilhas de São Vicente, Santo Antão, Sal, Fogo e Santiago em celebração ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala amanhã, 18 de Abril.

A Semana Nacional do Património Cultural é para continuar e será um forum descentralizado para o debate de temas que versam o património nas vertentes; educativa, informativas e formativas perspetivando um desenvolvimento sustentável dos locais onde vivemos, onde todos são co-responsáveis pela fiscalização e preservação, diz o Ministro Abraão Vicente que quer que o Orçamento do Estado dote, anualmente, uma verba permanente e consistente para o financiamento da preservação do património histórico.

Tão importante como o financiamento para assegurar a preservação é a criação de espaços de referência. O Ministro da Cultura e das Industrias Criativas também quer que quem comete crimes contra o património seja responsabilizado.

Nessa perspetiva, Abraão Vicente diz que qualquer intervenção nos patrimónios nacionais e municipais devem ter em conta uma vasta socialização com a comunidade que acolhe e protege esse património.

Em nome da Câmara Municipal de São Vicente, a vereadora Solange Neves parabenizou o Ministério da Cultura pela promoção da Semana Nacional do Património Cultural e augurou sucessos aos workshops que decorrem na ilha.


MCSA - RCV


Comentários

Pesquisar







Newsletter