>Notícias: Sociedade

Ministério da Justiça apresenta Cartão Nacional de Identificação


O Ministério da Justiça e do Trabalho apresenta hoje o Cartão Nacional de Identificação, CNI, e a identidade visual do Sistema Nacional de Identificação e de Autenticação Civil, SNIAC, em Santo Antão, onde a experiência piloto será feita na Conservatória do Paul.

Estados Unidos da América classifica Cabo Verde como país seguro


O Departamento de Estado dos EUA reformulou o seu sistema de recomendações de segurança para viajantes e publicou este mês um ranking que atribui uma classificação de risco a todos os países, agrupados em quatro níveis de ameaça.

União Europeia coloca 39 mil contos à disposição da Federação Cabo-verdiana da Associação de Pessoas com Deficiência


São 39 mil contos que a União Europeia acaba de colocar à disposição da Federação Cabo-verdiana da Associação de Pessoas com Deficiência, para a promoção de um turismo  inclusivo.

Praia acolhe seminário de discussão para elaboração dos planos municipais de imigração e integração de imigrantes


O projeto ora apresentado tem como propósito reforçar a capacidade de gestão da imigração e integração a nível local, visando elaborar um plano de ação municipal de modo que a integração dos imigrantes seja feita de forma mais concertada, conforme o técnico da direção geral da imigração, Sérgio Duarte.

Primeiro-ministro visita projecto de abastecimento de água e obras nos caminhos vicinais em Pinhão


Na sua visita a Santo Antão, Ulisses Correia e Silva visitou a localidade de Pinhão para se inteirar do andamento do projeto de abastecimento de água à localidade, financiada pelos Governos de Cabo Verde e dos EUA, através do Millennium Challenge Corporation (MCC) e também das obras nos caminhos vicinais.

ICIEG e a ONU Mulheres apresentam hoje a proposta do anteprojeto de regulamentação do trabalho doméstico


O Instituto Cabo-verdiano de Igualdade e Equidade de Género e a ONU Mulheres apresentam hoje a proposta do anteprojeto de regulamentação do trabalho doméstico, que deverá beneficiar mais de onze mil trabalhadores, na sua grande maioria mulheres.

Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde está a preparar a realização do XIII Congresso Mundial dos Farmacêuticos da CPLP


A organização também diz-se atenta à venda ilegal de medicamentos e ao exercício da profissão por pessoas não certificadas para tal.

Primeiro-ministro inaugura troço de Estrada que liga Curralinho a Manuel Ribeiro em João Afonso


Um projeto da Câmara da Ribeira Grande de Santo Antão, orçado em cerca de 17 mil contos cuja construção que vinha sendo reivindicada há muito tempo pela população daquela localidade.

Judite Nascimento e Artur Furtado vão enfrentar-se na segunda volta de eleições com vista a reitoria da Universidade Pública


Pelos resultados oficiais a que a RCV teve acesso, Judite Nascimento está em primeiro lugar com 43,6 por cento dos votos, Artur Furtado com 36,05 por cento, Corine Almeida com 13,49 por cento e Euridice Monteiro com 6,86 por cento.

Presidente da Câmara de São Vicente convida Ministro da Administração Interna para proferir conferência sobre “Turismo e Segurança”


A atividade faz parte do programa de comemorações do 20 de Janeiro, Dia dos Heróis Nacionais, e do 22 de Janeiro, Dia do Município de São Vicente.

Policia cabo-verdiana espera reforçar a cooperação já existente com o departamento da policia de Boston


Para isso, encontra-se em Cabo Verde uma delegação da policia de Boston para a identificação das áreas de cooperação policial.

Universidade de Cabo Verde vai hoje a votos para escolher o seu reitora ou reitora


São quatro candidatos: Judite Nascimento, Artur Furtado, Eurídice Monteiro e Corrine Almeida.

Câmara da Ribeira Grande Santo Antão recebeu um Autocarro para transporte de alunos e uma Ambulância para os Bombeiros Voluntários


As duas viaturas resultaram da cooperação institucional entre a câmara da Ribeira Grande, e sua congénere de Ferreira do Zêzere em Portugal e a CVTelecom.

Hélder Tavares advoga a necessidade de Cabo Verde se dotar dum programa de transplante renal


O clínico defendeu esta ideia, no terceiro congresso internacional da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos, cujos trabalhos decorrem desde quarta-feira na Praia.

Jovem assassinado ontem com seis tiros na cidade de Santa Maria na ilha do Sal

A ilha do Sal foi abalada no princípio da noite de ontem por mais um homicídio.

Câmara Municipal da Praia disponobiliza terreno para construção de novo hospital


O Presidente da Câmara da Praia, Óscar Santos, diz que a edilidade está disponível para ceder gratuitamente o terreno para a construção de um hospital de raiz na cidade da Praia para atender à demanda atual.

Apresentado no Maio pacote de investimentos para a requalificação da vila do Barreiro no valor de 27 mil contos


O financiamento será concretizado através do Governo, no âmbito do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA), do Fundo do Turismo e em parceria com a União Europeia.

Ordem do Médicos realiza o seu terceiro Congresso Internacional e o oitavo Congresso Médico Nacional


Uma oportunidade para refletir sobre o legado dos médicos nacionais e as novas oportunidades que vão surgindo.

Câmara do Sal já deu início às obras de infraestruturação do bairro de Holandinha na cidade de Espargos


A intervenção há muito reivindicada pelos moradores está orçada em cerca 100 mil contos e é uma das várias obras de requalificação que a edilidade salense está a levar a cabo pelos vários bairros da ilha.

Aldeias SOS de Cabo Verde dispoem de cerca de 1300 padrinhos internacionais que ajudam a manter as familias SOS


Mas esse numero foi suplantado pelos padrinhos cabo-verdianos, uma meta traçada e alcançada pelas aldeias SOS, segundo o Presidente, Dioniso Pereira que diz que a sustentabilidade das aldeias SOS só é conseguida graças à confiança que os padrinhos e instituições nacionais e internacionais depositam no trabalho que é executado para garantir um lar e formação às crianças e jovens que necessitam de proteção.

Praia acolhe no próximo dia 26 de Janeiro o VI encontro do conselho permanente dos Bispos da África Ocidental


O encontro tem por objetivo a analise de um conjunto de matérias em vários setores e em particular os da igreja, de maneira a responder os desafios do continente, conforme o 2º secretário permanente, Padre Paulo Vaz.

Forças Armadas de Cabo Verde comemoram hoje 51 anos e destacam o contributo que têm dado em diversas áreas


Por isso, elegeram como lema: “Consolidar os ganhos e trabalhar para reforçar a imagem e a prestação das Forças Armadas na sociedade cabo-verdiana”.

Boavista deverá receber obras estruturantes no domínio do saneamento, requalificação urbana e habitação


Alguns concursos já foram lançados e o financiamento será garantido pelo Governo, de acordo com o Presidente da Câmara, José Luís Santos.

Lider do PAICV contesta postura do Chefe do Governo a propósito da manifestação em São Vicente promovida pelo movimento Sokols


Janira Hopffer Almada contestou hoje a postura do Chefe do Governo e as suas declarações a propósito da manifestação de ontem em São Vicente, promovida pelo movimento Sokols contra o centralismo e em defesa da regionalização político-administrativa em Cabo Verde.

Abalos sísmicos ocorridos em Chã das Caldeiras são atividades normais e não constituem motivos de alarme


Nas últimas dias dois eventos sísmicos, e em separado, foram registados, sendo que um aconteceu por volta das 23H15 da passada quarta-feira, localizado no mar do Fogo, de magnitude de 2.9 e quinta-feira já no final da tarde um outro tremor de terra foi sentido em Chã das Caldeiras, também com a mesma magnitude.

Deputados do MpD por Santiago-Sul vêem com bom olhos as medidas que a Câmara da Praia está a implementar no mercado do Platô


No final dum encontro com  edil Óscar Santos, o deputado Carlos Monteiro considerou que as decisões da autarquia são para melhorar a organização do mercado, garantir a saúde pública e não para prejudicar as vendedeiras.

Escola de Negócios e Governação promove mesa redonda sobre Mobilidade, Migrações e Integração Regional


A Escola de Negócios e Governação da Universidade de Cabo Verde e o Ministério da Família e Inclusão Social promovem, hoje, uma mesa redonda sobre Mobilidade, Migrações e Integração Regional.

Verbas da primeira fase do Plano de Emergência para o salvamento de gado já estão esgotadas


Estão esgotados os 50 mil contos destinados à primeira fase do Plano de Emergência para o salvamento de gado, acionado pelo Governo, em virtude do mau ano agrícola.

Abrão Vicente diz que o CA da RTC deve ter humildade para dialogar com os trabalhadores


O ministro da cultura e industrias criativas, tutela da comunicação social, Abrão Vicente disse hoje que o conselho da administração da RTC deve ter a humildade e total abertura para dialogar com os trabalhadores e os sindicatos representativos AJOC e Shittour e retirar a proposta do código de ética apresentado, caso o documento viole a Constituição da República, liberdade e direitos dos trabalhadores.

SOKOLS prepara-se para sair às ruas no dia treze de Janeiro em São Vicente


O movimento da sociedade civil, SOKOLS, prepara-se para sair às ruas depois de amanhã, em São Vicente para protestar novamente contra o centralismo excessivo e abandono da ilha por parte do Governo central.

IGAE encerrou temporariamente uma Clínica de Saúde Chinesa


A clinica vinha funcionando na cidade da Praia, segundo a inspecção-geral de atividades económicas, sem cumprir os requisitos legais de Funcionamento.

Liceu Amílcar Cabral em Santa Catarina recebe materiais informáticos do Governo da China


De acordo com o diretor da escola, Manuel do Rosário, este gesto é muito bem vindo, numa altura em que o estabelecimento vem sendo alvo de roubos.

Ministério do Turismo, Transportes e Economia Marítima vai ser instalado no edifício do ex-Comando Naval em São Vicente


O Ministério do Turismo, Transportes e Economia Marítima, que, no âmbito da remodelação governamental, foi deslocado para a ilha de São Vicente, vai ser instalado no edifício do ex-Comando Naval, na Avenida Marginal.

Familiares das 15 vítimas do naufrágio do navio Vicente continuam à espera de receber as pensões prometidas pelo Governo

O decreto-lei que estipula uma pensão de vinte mil escudos para os familiares das vitimas do acidente ocorrido ao largo da ilha do Fogo, foi aprovado no ano passado, mas os familiares alegam que ainda continuam à espera.

Reitora da UNICV nos últimos 4 anos é candidata a sua própria sucessão nas eleições de 19 de Janeiro


A Reitora da Universidade de Cabo Verde nos últimos 4 anos, e candidata a sua própria sucessão nas eleições de 19 de Janeiro, defendeu a sua candidatura, como uma forma de consolidar ganhos já alcançados mas também definir estratégias de vanguarda que possam levar a UNICV a patamares de excelência.

Osvaldo Lima Lopes diz que o anunciado processo crime do Ministério Público alegando crime de ofensa coletiva não o intimida


O advogado Osvaldo Lima Lopes diz que o Ministério Público não o intimida com o anúncio de abertura de um processo crime, por ele ter questionado as provas da acusação na operação Zorro.

Governo assina acordo de colaboração com três instituições de solidariedade social

O Governo assinou na manhã de hoje um acordo de colaboração no valor de 50 mil contos com três instituições de solidariedade social de cariz religiosa para execução de ações de apoio junto das famílias afectadas pelo mau ano agrícola.

A UNTC-CS está a acompanhar com preocupação o desenrolar do processo de reestruturação da TACV

 
A Secretária-Geral da União Nacional dos Trabalhadores Cabo-Verdianos reconhece que não se trata de um dossiê fácil, já que envolve despedimentos, rescisão de contratos por mútuo acordo e programas de pré-reforma.

Ministério Público abre processo-crime contra Osvaldo Lopes Lima advogado dos arguidos da "Operação Zorro"


Operação que culminaria na apreensão, em Agosto de 2017, de 1.157 quilos de droga num veleiro proveniente do Brasil e na detenção de quatro indivíduos.

Evanildo Lopes defendeu hoje a união das instituições públicas e privadas na mitigação dos efeitos do mau ano agrícola


Em vésperas da assinatura dum protocolo entre o Governo e as instituições religiosas e de solidariedade social, visando o apoio às famílias afetadas pela seca, o Pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia definiu já as áreas de atuação prioritária.

Ex-PCA do Fundo Autónomo de Apoio à Cultura detido pela Polícia Judiciária


O Ex-presidente do Conselho de Administração do Fundo Autónomo de Apoio à Cultura foi detido pela Polícia Judiciária, ontem, quinta-feira, juntamente com cidadã cabo-verdiana.

STAPS denuncia práticas que considera incorretas por parte de algumas empresas


O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública de Santiago, STAPs convocou a imprensa para denunciar práticas que considera incorrectas por parte de algumas empresas.

É já no dia 15 de Janeiro que a TACV retoma os voos Praia/Boston/Praia todas as segundas e sextas-feiras


Os voos Praia/Boston partem às 09h10, com chegada prevista em Boston para as 13h00.

Duas Baleias Piloto deram à costa hoje no Sal na zona da Igrijinha em Santa Maria


Uma conseguiu safar para o alto mar mas, a outra não resistiu apesar de esforços de turistas e locais em tentar salvar o mamífero.

ADAD considera insuficientes as medidas do Governo para a implementação da lei que proíbe comercialização de sacos de plástico


Um ano após a entrada em vigor do diploma, diz a Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento, falta regulamentar a legislação e produzir relatórios sobre o primeiro ano de aplicação da lei.

Associação dos proprietários de táxis e CMP não se entendem sobre alguns critérios de recenseamento de táxis


A associação dos proprietários de táxis da cidade da Praia está descontente com a medida de cancelar as licenças geridas por procuração e a obrigatoriedade de apresentação do documento inicial da obtenção da licença, no âmbito da nova lei de recenseamento dos táxis em marcha.

UNTC-CS já tem pronto um caderno reivindicativo que irá apresentar ao Governo nos próximos dias


Em entrevista à RCV, a secretária geral da UNTC-CS, enumera alguns pontos constantes do documento, com destaque para o estímulo à negociação colectiva, um desafio que Joaquina Almeida elege como uma prioridade na agenda laboral da maior central sindical do país.

A CNN elege Cabo Verde entre os destinos a visitar este ano


Na secção Travel do seu site, a cadeia de televisão norte-americana apresenta o arquipélago como um país conhecido “pela música, cultura e lindas praias”.

Palácio da Assembleia Nacional que continua a receber obras de remodelação deverá ser inaugurado até Março


Entretanto, já a partir deste mês de Janeiro as sessões plenárias vão decorrer nas novas instalações.

Geraldo Almeida defende que não pode haver Requisição Civil sem que se defina primeiro quais os serviços mínimos a cumprir


Em entrevista à RCV, o especialista em Direito do Trabalho considera que a requisição de mais de mil e 600 agentes da Policia Nacional por parte do Governo pode configurar uma ilegalidade se a intenção foi esvaziar a greve.

Provedoria de Justiça vai aprofundar o estudo realizado sobre a EMEP e diz aguardar a reação formal da Câmara Municipal


Reagindo às declarações do Presidente da Câmara Municipal e do responsável da EMEP ao estudo que aponta irregularidades na atuação da empresa que gere o estacionamento pré-pago de viaturas no Plateau, o Provedor de justiça condena aquilo que considera ser insultos e tentativa de apoucar a provedoria e as recomendações que emana.

Celebrada hoje o Dia Mundial da Paz


Neste Dia Mundial da Paz, celebrada pela Igreja Católica sob o lema “Migrantes e Refugiados: homens e mulheres em busca da paz”, o Cardeal Dom Arlindo Furtado realça os quatro verbos proclamados pelo Papa Francisco como fundamentais para a dignidade do ser humano, em todo mundo: "Saber acolher, saber proteger, saber promover, saber integrar".

Presidente da República considera que 2017 foi um ano de muita luta


2017 foi um ano de muita luta para enfrentar os desafios que se apresentaram e para consolidar os ganhos que vêm sendo conseguidos pelo país, considera o Presidente da República na sua mensagem de fim de ano.

Hotéis e residenciais de São Vicente estão praticamente lotados e a grande maioria dos clientes é estrangeira


Só os hotéis Don Paco e Porto Grande e as residencias Chez Loutcha e Sodade organizam a festa de reveillon.

Primeiro-ministro fala pela primeira vez sobre a greve da policia nacional


O Primeiro-ministro falou pela primeira vez sobre a greve da policia nacional que aconteceu nos dias 27, 28 e 29, um fato inédito em Cabo Verde e cuja requisição civil do Governo foi desobedecida por centenas de agentes, conforme foi dito pelo ministro da presidencia do conselho de ministro.

Ministro Abraão Vicente garante que em 2018 haverá condições para viabilizar a reestruturação da Inforpress


O Ministro da Cultura e Industrias Criativas, tutela da Comunicação Social assegura que em 2018 haverá condições para viabilizar a reestruturação da Inforpress.

Governo promete tomar medidas legais contra os policiais que desrespeitaram a requisição civil na sequência da greve de três dias


Segundo o ministro da presidência do conselho de ministros, quase metade dos mais de 1.800 polícias escalados para os três dias de greve da polícia nacional não compareceram ao serviço.

Diretor da polícia nacional diz que os trabalhos decorrem com normalidade durante os 3 dias de greve


Depois de três dias de greve da policia, o diretor nacional faz um balanço do impacto que esses dias de greve tiveram a nivel nacional.

Plataforma das ONG vai assinar com o Governo contrato-programa que materializa o Acordo Quadro


Instrumento legal que clarifica o relacionamento entre o Estado e as Organizações não-Governamentais.

Agentes da Policia Nacional regressaram hoje às ruas no último dia da greve que começou na passada quarta-feira


Ontem, em declarações à imprensa, o Presidente do SINAPOL, sindicato que representa a classe, reafirmava que não há condições para negociar com o Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha.

Cartório Notarial de São Vicente ganha novo edifício


A cerimónia inaugural foi presidida pela Ministra da Justiça e do Trabalho, Janine Lélis, para quem este novo espaço irá contribuir para um melhor desempenho dos profissionais.

José Rebelo diz investimentos em meios não resolvem os problemas na Polícia Nacional


Numa análise para a RCV, o investigador em questões de segurança, José Rebelo, lembra que os investimentos em meios não resolvem os problemas na instituição e realça uma série de fatores que reforçam a capacidade reivindicativa dos agentes da Polícia Nacional.

Ministro da administração interna reafirma os investimentos que o Governo fez ao longo do ano de 2017 na polícia nacional


Quanto às reivindicações dos agentes da policia nacional o ministro da administração interna recorda afirmando que o Governo não assinou nenhum memorando para aumento de salários a partir de 2018.

Trabalhadores dos Correios de Cabo Verde decidiram suspender o pré-aviso de greve


A greve estava prevista para hoje e amanhã, já não se realiza, depois de terem chegado a um entendimento com a Administração dos CCV.

Arrancou hoje o segundo dos três dias de greve dos agentes da Policia Nacional com concentração em Achada de Santo António


Em declarações à RCV, o Presidente da SINAPOL, desvaloriza os dados avançados ontem pela Direcção Nacional Policia segundo os quais dos 609 efectivos escalados, ontem nos diferentes serviços operacionais e nos serviços burocráticos, 59,28% compareceram ao serviço.

Criação de falso perfil do Bispo da Diocese de Santiago: Dom Arlindo considera criminoso este ato


O Bispo da Diocese de Santiago de Cabo Verde, Dom Arlindo Furtado repudia a criação de um falso perfil, que envolve a sua pessoa, no facebook, considerando tratar-se de um ato criminoso por parte de alguém que se aproveitou da internet para fazer valer seus próprios interesses.

Polícia Nacional faz balanço positivo da segurança durante a quadra de natalicia


Dois homicídios, um em São Vicente no desentendimento entre cidadãos nigerianos, um no Sal e um atropelamento ontem na Praia, são para já os dados mais relevantes a destacar no balanço da quadra natalícia em termos de ocorrências policial.

Cardeal Dom Arlindo considera “muito preocupante, grave e chocante” os casos de raptos de pessoas em Cabo Verde


O Cardeal Dom Arlindo Furtado manifesta preocupação com os episódios de desaparecimento de pessoas que, ultimamente, têm ocorrido na cidade da Praia, particularmente, considerando haver “uma organização criminosa com intenções desconhecidas”.

Palácio de Cultura Ildo Lobo proporcionou às crianças ontem um natal com o mágico Ady Dias


Um Show onde a magia e humor fizeram a alegria dos pequeninos e graúdos.

Paz a a harmonia marcaram o Natal na cidade da Praia


Os populares salientam a ausência de casos de crime e manifestam vontade que este clima prevaleça até o final do Ano.

Cardeal Dom Arlindo preside eucaristia de celebração do Natal na cidade da Praia


O Cardeal Dom Arlindo Furtado frisou ontem a importância do respeito pelo próximo, pela Vida, e o conhecimento sobre nós mesmos.

Igreja Católica tem vindo a preparar há já quatro semanas para o grande dia dacelebração do Natal


Desde o dia 18 um conjunto de atividades vêm sendo realizadas, culminando com a missa que terá lugar hoje dia 24 às 10 da noite conforme deu-nos a conhecer o Padre Ima que é pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça no Plateau.

Projeto “Anjos da Noite” realiza hoje jantar solidário


Nesta quadra festiva, o projeto “Anjos da Noite” da Câmara Municipal da Praia, que iniciou com 41 pessoas sem abrigo e tem agora 91 recenseados, na maioria homens, realiza hoje um jantar solidário para essas pessoas como avançou a RCV a vereadora Ednalva Cardoso.

ACRIDES realiza hoje uma atividade enquadrada no projeto natal comunitário no bairro de Tira Chapéu


Este é o natal Oásis em parceria com três jovens voluntários que vieram da Espanha para partilharem as suas experiências com as crianças do bairro de Tira Chapéu conforme Lourença Tavares Presidente da ACRIDES.

O país continua encoberto pela bruma seca que impede a saída e chegada de voos em alguns aeroportos


Segundo informações obtidas junto dos balcões do aeroporto da Praia ontem foram cancelados cerca de 10 voos domesticos, partidas e chegadas.

Primeiro-ministro assegura que em 2018 o ritmo de execução das reformas económicas vai ser acelerado


Ulisses Correia e Silva, que falava à imprensa no final da cerimónia de posse dos novos titulares dos órgãos sociais da Câmara de Comércio de Sotavento, garantiu que os principais constrangimentos que têm impedido a melhoria do ambiente de negócios, como os custos de contexto e os transportes marítimos, vão ser ultrapassados.

Peixeiras do mercado do Platô estão descontentes com a medida de redução do pessoal na “Casa de Peixe”


Mais de trinta peixeiras estão a reclamar da nova medida da Câmara Municipal da Praia que exige a redução das vendedeiras na peixaria do mercado.

Câmara de São Filipe é a primeira a receber o sistema de avaliação do atendimento lançado pela Casa do Cidadão


Para o Presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Jorge Nogueira, a inauguração do sistema de avaliação de atendimento, representa um passo importante para o bem do serviço público.

Avenida Cidade de Lisboa vai estar de cara nova a partir de Janeiro


Avenida Cidade de Lisboa vai receber vasos amovíveis que vão substituir o separador central em lancis de betão.

Corrine Almeida é candidata ao cargo de Reitora da Universidade Pública


Instituir mudanças, tendo em vista construir a excelência na Universidade de Cabo Verde, é uma das razões da candidatura da Professora Corrine Almeida ao cargo de Reitora da Universidade pública.

Pró Praia quer levar a gestão do parqueamento na capital à assembleia Municipal da Praia


De acordo com o Presidente da Associação, José Pina, o próximo passo da Pró Praia para mudar a situação de bloqueio de viaturas e do regime de gestão do parqueamento na capital será junto à assembleia Municipal da Praia.

Provedoria da Justiça publica estudo sobre a conformidade legal e administrativa de alguns atos da EMEP


A Provedoria da Justiça publicou na sua página de internet os resultados de um estudo sobre a conformidade legal e administrativa de alguns atos da Empresa de Mobilidade e Estacionamento da Praia, EMEP.

Ministro da administração interna diz que está sensivel aos problemas da PN mas pede bom senso face às reivindicações neste momento


Reagindo ao pré-aviso de greve entregue pelo sindicato da policia nacional, Paulo Rocha tranquliza a população e garante que a paralização não vai pôr em causa a segurança dos cidadãos.

Trabalhadores da Cabo Verde handling cancelam greve marcada para ter início hoje e que deveria durar tres dias


A empresa e os trabalhadores conseguiram acordo após uma reunião de concertação realizada ontem à tarde.

Versão final melhorada do Anuário estatístico 2016 elaborada pelo INE já esta disponível on-line


O anuário que traz dados estatísticos e indicadores em pelo menos 11 temas tem como novidade os temas ligados à energia no país.

INE divulga Índice de Produção na Construção Civil


O Instituto Nacional de Estatísticas divulgou o Índice de Produção na Construção Civil e os dados apontam que houve aumento de 5.9% na produção na construção civil no terceiro trimestre deste ano, ou seja, de Julho a Setembro.

Cerca de 50.000 contos é o montante do investimento da requalificação do bairro de Paiol na cidade da Praia


E ontem foi dia de festa com a inauguração das obras onde a equipa camarária e populares festejaram com a presença do Presidente da Assembleia nacional, Jorge santos.

Delegados Sindicais do Sindicato Livre dos Trabalhadores de Santo Antão reúnem-se na localidade de Ribeira Fria


Mais de uma vintena de Delegados Sindicais do Sindicato Livre dos Trabalhadores de Santo Antão – SLTSA, filiada na UNTC-CS, esteve reunida ontem na localidade da Ribeira Fria no concelho do Porto Novo.

Sector da água e do saneamento em Cabo Verde vai contar em breve com um fundo sectorial


A garantia é do ministro do agricultura e ambiente que falava na abertura da quarta reunião do comité de pilotagem do programa de apoio ao setor da água e saneamento, que adiantou que o Governo, já aprovou o instrumento legal que cria o FASA.

Polícia Nacional entrega pré-aviso de greve para os dias 27, 28 e 29 de Dezembro abrangendo todo o território nacional


O não cumprimento por parte do ministério da administração interna do acordo assinado em Março deste ano, está na origem desta nova ameaça de paralisação.

Bispo de Mindelo foi à Marina do Mindelo receber a bordo do veleiro “Alma Portuguesa” a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima


Em trânsito para o Brasil, a imagem benzida no Santuário de Fátima, em Outubro deste ano, viaja sob a responsabilidade do velejador solitário Ricardo Dinis, que chegou a São Vicente na passada terça-feira.

Sistema de Gestão de Qualidade da AMP passa com distinção em auditoria no âmbito de certificação de marítimos da marinha do comércio


A avaliação é um requisito da convenção internacional STCW sobre as normas de formação, Certificação e de Serviços de Quartos para Marítimos.

Câmara da Boavista e o município de Rudong assinam um protocolo de geminação


O protocolo prevê as áreas de juventude, desporto, requalificação urbana, pesca, educação e formação profissional.

Ministério da Justiça realiza hoje uma conferência sobre a reinserção social


Isto, tendo em conta os desafios que constituem a reincidência criminal e insegurança.

Ministério da cultura e das indústrias criativas assina memorando de entendimento com o ministério da educação


O ministério da cultura e das indústrias criativas, assina hoje com o ministério da educação um memorando de entendimento para a formação da equipa de coordenação que irá desenvolver o plano nacional de leitura.

Diretor-Geral do Ensino Superior considera que o financiamento da formação superior é periclitante e que é preciso ser revisto


Aquilino Varela afirma que o número de estudantes que necessitam de apoio para se formar numa universidade é maior que as possibilidades do Estado em garantir financiamento a todos.

O centro de coordenação marítima do Golfo da Guiné vai começar a ser instalado este mês


O centro da zona G, a ser localizado no porto da Praia, é um dos cinco centros definidos pela g7 mais amigos do Golfo da Guiné, para controlar todo o tráfego marítimo internacional na zona do golfo da guiné e partilhar informações para garantir a segurança maritima.

O país já tem um novo Plano de Ação Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania


A prioridade é a materialização dos direitos civis e políticos, como a segurança e celeridade da justiça, assim como os direitos económicos e sociais que são, por exemplo, acesso à saúde e à habitação.

Governo aprova Plano Nacional de Cuidados 2017 - 2019


O Governo aprovou o Plano Nacional de Cuidados com a intenção de colocar no centro das políticas públicas e inclusão social o grupo de membros das famílias com necessidades de cuidados específicos: crianças, idosos e deficientes.

Pesquisar






Publicidade