Líderes dos Partidos

Janira Hopffer Almada - PAICV

Perfil:
Presidente do PAICV, é a primeira mulher a ser eleita e a liderar um partido político em Cabo Verde.

Nasceu a 27 de Setembro de 1978, na cidade da Praia, é licenciada em Direito e pós-graduada em Direito das Empresas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Trabalhou como advogada e teve uma experiencia como docente na Universidade Jean Piaget.

Foi membro do Conselho Consultivo da Ordem dos Advogados de Cabo Verde, membro da Direção da Associação de Mulheres Juristas de Cabo Verde e membro do Conselho Fiscal da Câmara do Comércio, Industria e Serviços de Sotavento.

É casada e mãe de uma menina de três anos, de nome Ana Carolina.

Muito cedo evidenciou competência, dedicação e capacidade de liderança, qualidades que lhe valeram o convite, aos 29 anos, para integrar o Governo, na qualidade de Ministra da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, que veio acumular, dois anos depois, com a Pasta da Juventude.

Desempenhou as funções de Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, com tutela, ainda, sobre os sectores da Família e da Solidariedade Social, completando assim uma experiência governativa de sete anos e seis meses. Cargo que deixou em finais do mês de Dezembro de 2015, para dedicar inteiramente à preparação da Organização Partidária e à mobilização da Sociedade Cabo-verdiana, para esse importante e fundamental acto eleitoral que se reveste de extrema importância para o futuro próximo do País.

O seu percurso político é marcado por uma forte participação na Juventude do PAICV. Foi eleita Deputada Municipal nas Eleições Autárquicas de 2008 e Deputada Nacional nas Eleições Legislativas de 2011.

Janira Hopffer Almada, que acredita numa liderança de compromissos, propõe que “juntos, construamos novos horizontes de esperanças e de certezas, sólidas pontes entre o universo da política e as diferentes formas de organização da sociedade e dos cidadãos, em que todos, de todas as condições sociais, de todas as sensibilidades, de todas as filiações filosóficas, de todas as gerações, sejam partes ativas com voz e vez”, com vista a “capitalizar os ganhos da transformação de Cabo Verde e, na base do sentimento generalizado de que o país atravessa novos tempos, contribuir para a modernização de Cabo Verde rumo a um país desenvolvido no horizonte 2030”.





Perfil - Janira Hopffer Almada (RCV)









Publicidade

Vídeos mais vistos da semana

Encontre-nos no Facebook

Instagram RTC

<