2013, o inicio da caminhada de Cabo Verde na fase final do CAN

03 Fevereiro de 2024

A+ A-

África do Sul apadrinhou a estreia de sempre de Cabo Verde na fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) em 2013. Hoje, as duas seleções enfrentam nas Quartas de Final.

Cabo Verde está do seu quarto presença no CAN de futebol em 11 anos. A estreia aconteceu em 2013, durante a competição realizada na África do Sul.

A qualificação para o primeiro CAN dos Tubarões Azuis gerou grande entusiasmo em torno da seleção nacional. Para assegurar a qualificação, Cabo Verde teve que enfrentar e eliminar a favorita seleção dos Camarões, liderada pela estrela Samuel Eto'o. A vitória no Estádio da Várzea por 2 a 0, em 8 de setembro de 2012, sob chuva intensa, com golos do defesa Ricardo Silva e do avançado Djaniny aos 22 e 63 minutos, respectivamente. No jogo da 2ª mão da eliminatória, um mês depois em Yaoundé, Camarões, apesar da derrota por 2 a 1, destacou-se pelo memorável golo de Heldon Ramos "Nhuk" na cobrança de um livre, que impulsionou a equipa para uma histórica qualificação para o CAN. Foi uma derrota que ficou na memória como uma das mais saborosas e mais celebradas da história da seleção de futebol de Cabo Verde.

O primeiro CAN para Cabo Verde começou com um "golpe de sorte" favorável à visibilidade mediática. A seleção nacional foi sorteada no mesmo grupo dos sul-africanos, os anfitriões do torneio, e o sorteio definiu o jogo África do Sul x Cabo Verde na primeira jornada. O empate sem golos na estreia, em 19 de janeiro de 2013, no Estádio Soccer City, em Joanesburgo, atraiu atenção devido à tradição do dia da abertura do CAN com um único jogo, sempre com a seleção da casa.

Neste jogo com a Africa do Sul alinharam: Vozinha (GR) Nivaldo, Nando, Fernando Varela, Carlitos, Toni Varela, Babanco, Marco Soares, Heldon (David Silva, 76), Ryan Mendes (Rony, 85) e Platini (Júlio Tavares, 63). Suplentes: Fock, Sténio, Guy Ramos, Rambé, Josimar Lima, Gégé, Rilly, Rony, Pécks, Djaniny, Júlio Tavares e David Silva. Comandados pelo Lúcio Antunes que fica na história como o primeiro selecionador a levar Cabo Verde a uma fase final do Campeonato de África das Nações. 

A seleção nacional empatou em 1 a 1 com Marrocos na segunda jornada. Jogo marcado pelo histórico golo de Platini aos 36 minutos, o primeiro de sempre na fase final de um CAN. Na terceira e última jornada da fase de grupos, Cabo Verde venceu Angola por 2 a 1, garantindo a inédita classificação para as Quartas de Final. O capitão Nando fez um autogolo aos 33 minutos, mas Cabo Verde virou o jogo na segunda parte, com golos de Gegé aos 81 minutos e Heldon para lá dos 90 minutos. Provavelmente, o golo mais festejado de sempre da seleção nacional.

No final do jogo, ficou a imagem  icônica do selecionador Lúcio Antunes, a percorrer o relvado com bandeira de Cabo Verde.

Uma onda de felicidade extravasou o estádio. Em Cabo Verde, foram montados "fan park" com telas gigantes, por todo o arquipélago. As comunidades na diáspora uniram-se para apoiar os Tubarões Azuis. Todos os cabo-verdianos se uniram em torno da seleção, reconhecendo que Cabo Verde já havia feito história. O que aconteceria a partir desse momento era considerado um ganho adicional.

No jogo dos Quartos de Final contra Gana, em 2 de fevereiro de 2013, no Estádio Nelson Mandela Bay, na cidade de Puerto Elizabeth, os Tubarões Azuis foram derrotados por 2 a 0, com dois golos de Mubarak Wakaso, o segundo vindo nos descontos, aos 90+4 minutos,  e através de uma penalidade aos 54 minutos. Cabo Verde dominou completamente a segunda metade do jogo, mas a falta de sorte e as boas defesas do guarda redes ganês evitaram o golo. O jogo foi marcado por decisões polêmicas da arbitragem em favor dos ganenses. Na coletiva de imprensa após o jogo, o treinador Lúcio Antunes criticou duramente a arbitragem e a própria CAF.

Apesar da eliminação, Cabo Verde sentiu que uma bela história havia sido escrita. Na viagem de volta para Joanesburgo, ganeses e cabo-verdianos compartilharam o mesmo voo, foi um momento de festa, inclusive com momentos de "batalha de dança" entre Heldon e Asamoah Gyan.

Apesar da eliminação nas Quartas de Final contra Gana, Cabo Verde considerou a participação uma conquista histórica. Marcou três golos e sofreu quatro, fazendo dois empates e uma vitória na fase de grupos, avançando para os quartos de final na segunda posição com os mesmos 5 pontos, do primeiro, a África do Sul.

O impacto dos feitos de Cabo Verde no CAN 2013 foi significativo para os cabo-verdianos, tanto no país quanto na diáspora. A seleção nacional regressou ao país, no dia 5 de fevereiro e foi recebido com grande celebração. Milhares de pessoas vestidos de azul e com a bandeira nacional, junto ao aeroporto e ao longo das ruas da capital do país, por onde percorreram euforicamente. O Governo declarou tolerância de ponto. O sucesso e a alegria dos cabo-verdianos a volta da seleção nacional contagiou e influenciou gerações de jogadores nascidos na diáspora a se orgulharem de representar Cabo Verde.

Os jogadores, a equipa técnica e a comunicação social presentes no CAN 2013 foram condecorados pelo então presidente Jorge Carlos Fonseca. Evento transmitido em direto na televisão e rádio pública. “Prestação muito digna e verdadeiramente patriótica”, assim justificou a condecoração, o então presidente Jorge Carlos Fonseca.

Cabo Verde voltou ao CAN, nas edições de 2015, com selecionador Rui Águas e de 2021 com selecionador Bubista.

Na atual 35ª edição do Campeonato Africano das Nações, que decorre no Cote d´Ivore até o dia 11 de fevereiro, Cabo Verde está participando pela quarta vez, sendo esta a segunda vez com o selecionador Bubista. Hoje, enfrenta a África do Sul nas Quartas de Final, o mesmo país que apadrinhou a estreia dos Tubarões Azuis no CAN, em 2013.

Cabo Verde almeja um feito inédito, buscando sua primeira presença nas Meias Finais do CAN. O primeiro confronto de Cabo Verde nas Quartas de Final do CAN aconteceu em 2 de fevereiro de 2013, contra Gana. Hoje, em 3 de fevereiro de 2024, a seleção também joga nas Quartas de Final.

Pode Interessar

Videos que pode Interessar