25 Agosto de 2022
Ano atípico faz Emprofac apresentar prejuízos em 2021 em 256 mil contos no ano económico de 2021, o que acontece pela primeira vez na história da empresa.
As principais razões que impactaram negativamente as contas da emprofac em 2021 prendem-se com rupturas de stock, atrasos na adjudicação do plano de compras, volume elevado de inutilizações de medicamentos por validade expirada, grande investimento em equipamentos de proteção individual contra a Covid, na altura adquiridos a preços elevados face aos preços atuais, redução de vendas em 15 cento devido à pandemia e funcionamento ineficiente do órgão de gestão durante o primeiro semestre do ano passado.
O PCA Emprofac garante, porém, saúde financeira da empresa com previsão de lucros para 2022. A Emprofac garante, o presidente, está à altura dos desafios dos Cabo Verde no tocante ao fornecimento de medicamentos no mercado interno e aposta numa eventual expansão, com os olhos postos no mercado oeste-africano e países africanos falantes do português.
Estando na rampa de privatizações, conforme anúncio do governo, ainda neste ano de 2022, o PCA da empresa mostra-se prudente não se alongando em considerações, já que cabe ao executivo tal prerrogativa.
Programação