06 de March de 2023
Foi apresentado esta manhã, na Praia, o estudo de atualização do sistema de informação do mercado do trabalho. Os indicadores apresentados mostram que mais de 50% das informações são produzidas no país, mas o sistema de informação do mercado nacional ainda é demasiado analítico.
O estudo sobre o sistema de informação do mercado do trabalho foi realizado em 2017 e atualizado agora em 2023. Os últimos indicadores mostram que o sistema do mercado nacional ainda é demasiado analítico, faltando a parte interpretativa e de transformar os indicadores em politicas de desenvolvimento social e económico.
Constata-se ainda no estudo que mais de 50% das informações são produzidas no país, mas ainda há necessidade de reforçar o capital humano, principalmente com formações para a apropriação do sistema.
O sistema de informação sobre o mercado do trabalho surge também como um instrumento politico para a medição e avaliação do processo económico
O estudo diagnóstico ao sistema de informação sobre o mercado de trabalho foi realizado no âmbito do programa de apoio à estratégia nacional de criação de emprego em Cabo Verde, implementado em parceria com a Organização Internacional do Trabalho e o programa das Nações Unidas para o desenvolvimento.
Programação
Em Rabat, Marrocos, foi criada a primeira Liga das Mulheres Escritoras Africanas