01 de julho de 2022
Começa esta manhã, às 09h00 (12h00 no Ruanda) o jogo entre a seleção nacional de basquetebol sénior masculina e a Nigéria. O duelo dá-se na Arena de Kigali.
O jogo conta para a segunda volta do grupo A de qualificação africana para o campeonato do Mundo 2023. Na primeira janela, disputada em novembro do ano passado, a seleção nacional ganhou os nigerianos por 79 – 71.
Cabo Verde apresenta-se nesta segunda janela da fase de qualificação praticamente na máxima força, com alguns dos melhores basquetebolistas cabo-verdianos da atualidade: Edy Tavares, Ivan Almeida, Fidel Mendonça e Joel Almeida são alguns dos nomes mais sonantes da equipa nacional.
Eis os 12 convocados de Cabo Verde:
Joel Almeida
Victor Andrade
Shane da Rosa
Keven Gomes
Patrick Lima
Ivan Almeida
Amarilson Lopes
Ailton Marques
Keneti "Michael" Mendes
Fidel Mendonça (cap)
Will Tavares
Edy Tavares
O grande ausente é Anderson Correia. O extremo do Petro de Luanda está lesionado.
Este é também, o primeiro jogo oficial de Cabo Verde sem o base Jeff Xavier, ele que anunciou há tempos o fim da carreira como basquetebolista profissional. Jeff, recorde-se, esteve com a seleção nacional em três Afrobasket, 2009, 2015 e 2021.
Vão ser três jogos em três dias. Depois do duelo de hoje, Cabo Verde volta a jogar este sábado, com Uganda e, no domingo, com Mali. Na primeira janela, a seleção nacional fez uma vitória e pedeu dois jogos, com Mali e Uganda, por diferença de 6 e três pontos.
Programação